segunda-feira, 24 de março de 2008

Tá chegando a hora

A cidade está em época de comemoração. Ceilândia completa 37 anos nesta quinta-feira, dia 27, e vai contar com uma programação especial para celebrar a data. A série de eventos começou nesse último sábado, com um campeonato de futvolêi na praça da QNM 10, e no domingo foi o dia do campeonato de no Sesc da QNN 27, ambas em Ceilândia Norte. Os eventos devem seguir até o dia quatro de maio, de acordo com o calendário da Administração Regional e afirmação do administrador, Adauri da Silva Gomes. Entre os principais acontecimentos estão as apresentações de bandas locais durante a semana e um grande show com Zezé di Camargo e Luciano no sábado.

A realização de toda a programação foi liderada pela administração em conjunto com secretarias do GDF e parceiros da cidade. Segundo o administrador, o presente é um direito dos moradores, já que "o cidadão ceilandense tem orgulho do lugar que escolheu para viver". No entanto, muitos dos moradores de Ceilândia concordam que a cidade precisa de muito para melhorar, não só no âmbito interno, mas externo também. Com uma população de mais de 400 mil habitantes, a maior cidade do Distrito Federal sofre discriminação nas demais cidades, fato conhecido da população que vive em Ceilândia.

"Falar que mora em Ceilândia aqui no DF é como falar que mora em uma favela no Rio de Janeiro. A maioria dos moradores do Plano Piloto sequer tocou os pés aqui, e considera tudo horrível. A cidade ainda tem muito para melhorar, mas é um bom lugar, com ótimas pessoas" constata Firmino de Castro, morador da QNM. O maior motivo para quem não conhece ter uma má impressão é a segurança. "Tudo o que eu sei vejo nos jornais, nunca fui a Ceilândia. E o que fica da cidade é a impressão de um lugar muito violento. Claro que deve ter coisas boas, mas as ruins aparecem mais", explica Pedro Rafael, morador do Cruzeiro.

E a questão da segurança é também o que incomoda a maioria dos moradores da cidade. "O Governo precisa deixar nossas casas seguras. Um lugar desse tamanho, tão importante para o Distrito federal, não pode ficar na mão dos bandidos. Depois que Ceilândia inteira puder ter paz, ninguém segura a cidade" opina Hugo de Deus, morador do setor P Sul. Outro ponto muito mencionado foi a limpeza da cidade. "Ceilândia precisa ser mais bem limpa. E não é só uma questão de Governo, isso tem que vir da população também. Quem mora tem que cuidar da cidade", comenta Thaís da Costa.

A administração concorda que há muito a ser feito ainda. "A cidade está ainda em crescimento, e também em desenvolvimento. Agora estamos dando um pouco de alegria para o morador, mas os problemas não são esquecidos. Faremos uma bela festa, convidando toda a imprensa, para celebrar o aniversário da cidade, sem deixar de lado o que precisamos fazer em relação aos problemas", responde Davi Braz, Chefe de Gabinete da cidade.


O que Ceilândia precisa para se tornar uma cidade bem vista pela população de todo o Distrito Federal?

"O governo precisa dar segurança e limpeza para toda a cidade. Precisamos ser bem cuidados."

Maria da Pena

"Lazer e cultura, principalmente. Para dar algo à nossa juventude, e outra cara para a cidade"

Marilda Araújo

"Segurança acima de tudo. Mas seria ótimo se asfaltassem logo toda a cidade."

Welligton Tavares

"Divulgar mais a cidade, o lado bom da Ceilândia. As pessoas só sabem do lado Ruim."

Josenilda Macedo


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: