quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tudo pronto para o Candangão 2010

A 35ª edição do Campeonato Brasiliense de Futebol Profissional da primeira divisão começa no próximo dia 16. A competição continua tendo oito participantes e será disputada em três fases. Os participantes deste ano são: Atlético Ceilandense, Botafogo, Brasília, Brasiliense, Ceilândia, Dom Pedro, Gama e Luziânia.

De acordo com o regulamento, a competição será disputada em 03 (três) fases. Na primeira fase as equipes jogarão entre si (todos contra todos) com jogos de ida e volta num total de 14 rodadas, sendo que os 4 clubes primeiros colocados passarão para a segunda fase (quadrangular final) e os dois piores colocados serão rebaixados para o Campeonato da Segunda Divisão de 2011.

Na segunda fase, os clubes jogarão entre si em jogos de ida e volta, num total de seis rodadas. Ao fim da fase, os 02 (dois) melhores clubes jogarão a final em jogos de ida e volta. A vantagem na segunda e terceira fase será definida com base no índice técnico obtido na primeira fase do campeonato.

O Candangão deste ano tende a ser um dos mais disputados, já que as equipes se reforçaram de forma parecida. Nos últimos seis anos, o reinado foi do Brasiliense.


Confira os times:


Botafogo-DF
O Botafogo-DF, recém promovido a divisão de elite, vem dando sinais de que será a sensação do campeonato. O glorioso investiu pesado e promete fazer frente ao Jacaré. Os principais destaques do alvinegro são os atacantes Túlio Maravilha e Zé Carlos, e o meia Sérgio Manuel, todos com passagens vitoriosas pelo Botafogo do Rio de Janeiro. Com a chegada dos últimos contratados, os volantes Carlos Alberto e Rafa Oliveira, o presidente do Botafogo acredita que o grupo está fechado.


Brasiliense
No Brasiliense, o principal destaque é a manutenção da base do ano passado, principalmente a permanência do meia Iranildo e a chegada do competente treinador Mauro Fernandes. Entre as caras novas, destacam-se os atacantes Vanderlei e Bebeto, os dois com passagens pelo Gama. O Jacaré deu início à preparação aqui em Brasília, mas preferiu realizar uma pré-temporada de dez dias em Belo Horizonte. Diretoria, comissão técnica e jogadores negam favoritismo, mas se tratando de qualidade do plantel, o time de Taguatinga sai na frente com tranquilidade.


Gama
Criticado por grande parte da imprensa e, até mesmo, da sua própria torcida, por falta de planejamento e pela necessidade de um time competitivo, o Gama, mais uma vez, inicia a competição com cara de quem não será campeão. Os dirigentes reclamam da falta de verba para contratar bons jogadores e, recentemente, lançou o projeto Sócio Torcedor, para buscar recursos junto a torcida. Sobre o elenco atual, os jogadores são praticamente todos da base, entre outros que disputaram a segunda divisão do ano passado pela Ceilandense. As contratações foram poucas, com destaque para o retorno do goleiro Alencar e mais nada.


Ceilândia
O Gato começou a preparação fazendo mistério e só mostrou o elenco faltando poucos dias para o início do campeonato. A maior parte dos jogadores veio de fora. Mas a principal estrela do time é o conhecidíssimo atacante Dimba, que ficou uma temporada fora dos gramados e, agora, retorna às atividades. No entanto, o veterano artilheiro estará de olho no futebol, mas com a atenção voltada para outra competição. A política. Sua candidatura para Deputado Distrital em 2010, ainda não foi confirmada, mas o nome “Dimba Gol” já está sendo especulado nos bastidores do poder. Dimba à parte, o Ceilândia tem tradição e aposta na união do grupo para continuar sendo visto como time grande da capital.

Elenco atual
Goleiros: Edinho e Pedro
Laterais: David, Mica e Willian
Zagueiros: Rodrigo, Panda, Badhuga e Luizão
Volantes: Vieira, Gilmar e Douglas
Meias: Fabinho, Álvaro e Allan Delon
Atacantes: Dimba, Cafu, Cássius, Kivel e Rildo
Treinador: Adelson de Almeida


Atlético Ceilandense
O outro representante da maior cidade do DF, Atlético Ceilandense, aposta na parceria com o Atlético Goianiense, para surpreender na primeira divisão. O elenco é bastante limitado e falta uma boa referência. No entanto, o time rubro negro é um dos mais entrosados até o momento, e a força do conjunto pode ser a válvula de escape. Grande parte dos atuais jogadores é do futebol local. Juntam-se a eles, outros contratados e desconhecidos que vieram do futebol do Acre e de outras partes do país.

Elenco atual
Goleiros: Welder e Lucas
Laterais: Amaral, Flávio, Glauber e Lucas
Zagueiros: Neuram, Riso, Rogério e Evandro
Volantes: Doriva, André e Ismael
Meias: Zé Ricarti, Esquerdinha, Neilson, Marciel, Josa e Rogério Taruacá
Atacantes: Geovani e Douglas
Treinador: João Carlos Cavalo


Brasília
Segundo maior detentor de títulos no Distrito Federal, com oito conquistas, O Brasília é uma incógnita. A equipe não conseguiu fazer uma boa preparação e teve dificuldades para formar uma boa equipe. O time é mesclado com jogadores de fora e do futebol local. Mesmo contando com a experiência do técnico Humberto Ramos, vice-campeão brasileiro pelo Atlético-MG, o colorado do DF vai precisar se esforçar ao máximo para se manter na principal divisão. O ponto que pode fazer a diferença é a tradição, por ser uma equipe grande, além de ser o atual vice-campeão.


Dom Pedro
Nos últimos anos, o time dos bombeiros tem aparecido no futebol local como um dos times mais regulares. Sua diretoria sempre aposta em jogadores de Brasília e a equipe tem feito um bom papel nas últimas edições do Candangão. O elenco atual é teoricamente limitado, mas o treinador José Lopes Risada conhece muito bem suas peças e já mostrou que sabe montar time. Assim como a maioria dos adversários, o Dom Pedro também teve dificuldades para fazer boas contratações, mas foi o primeiro time a se apresentar e está muito bem fisicamente.


Luziânia
Dinheiro não falta na equipe goiana. Isso foi o que garantiu o gerente de futebol do Luziânia, Francisco Alves. Os goianos foram os últimos a se apresentar para a pré-temporada e vai precisar se encaixar durante a competição, já que o tempo para deixar os jogadores em boas condições físicas foi curto. Com um elenco mediano, a equipe da cidade vizinha não deve lutar para não cair. O volante Perivaldo, com passagens pelo Brasiliense, retornou após negociações com outras equipes, e que não progrediram.




Confira os jogos dos times da cidade de Ceilândia:

Sábado, 16 de janeiro, 16h00

Ceilandia X Gama– Abadião
Ceilandense X Brasília – Serejão


Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Esporte Candango

Nenhum comentário: