sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Muitos buracos

A cada dia de chuva, os motoristas são surpreendidos com mais buracos no asfalto. Como um logo na divisa com Taguatinga. “É perigoso, pode causar acidente”, diz um homem. “Tem lugar que dá até pra nadar”, brinca um caminhoneiro.

Os buracos insistem também em aparecer nas curvas, como na QNN 24. “Quando está chovendo fica difícil de desviar rápido, muitas vezes a gente vai parar no chão”, conta um motoqueiro.

“Está complicado, é preciso fazer um rali urbano”, diz um rapaz.

Um, dois, três, quatro, cinco buracos seguidos. Em um trecho, no final da Avenida Hélio Prates, a principal de Ceilândia, o desgaste do asfalto já causou acidentes.

“Toda hora tem acidente, na hora de desviar de um buraco acaba batendo”, fala um motorista.

A Administração Regional de Ceilândia tem três equipes para recuperar o asfalto da cidade. Mas que não dão conta do serviço. Para o administrador, além da chuva, os problemas na rede de drenagem de águas pluviais ajudam a aumentar a quantidade de buracos.

“A partir de segunda-feira vamos dobrar as equipes pra dar conta da demanda, porque existem muitos buracos na cidade. Nós estaremos com seis equipes a partir da próxima semana, tentando minimizar o problema dos moradores”, administrador de Ceilândia Leonardo Moraes.

Na expansão da cidade, os moradores não quiseram esperar e deram um jeitinho na rua. “Fui passar de moto e tomei uma queda, por isso resolvemos jogar uma terra nos buracos. Porque aqui só tem lembrança do asfalto”, reclama um homem.




P Sul

Um buraco de seis metros de profundidade e aproximadamente um metro de largura na Avenida Principal da QNP 16 do Setor “P” Sul da Ceilândia, causou um alvoroço entre moradores e curiosos. Segundo os moradores do local, na quarta-feira a noite um homem que passeava de bicicleta achou estranho à profundidade do pequeno buraco e resolveu acionar a Polícia Militar. Na manhã de ontem a Defesa Civil e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) tiveram que interditar a rua, pois o tamanho da cratera tinha aumentado. A operação gerou transtornos no trânsito local.


De acordo com a supervisora de Serviço da Defesa Civil Edna Gonçalves de Oliveira as duas faixas foram interditadas, pois a extensão interna do buraco estava maior do que a parte externa, ou seja, o buraco poderia ceder mais ainda com o peso das pessoas ou mesmo de carros. “É importante isolarmos totalmente a área, para não acontecer nenhuma tragédia. Graças a Deus não deu tempo de acontecer nada, ainda mais neste trecho, que o fluxo de ônibus é grande”, completa Edna.

De acordo com a Novacap, a pista deve ser liberada até domingo.




Veja um vídeo de mais crateras na cidade: CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Rede Globo aqui e aqui; ClicaBrasília, Jornal Local e Correio Braziliense

Nenhum comentário: