sábado, 23 de janeiro de 2010

Surpresa em manifestação

Moradores do condomínio Sol Nascente protestaram neste sábado (23/01) contra a falta de luz na área e a manifestação terminou na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) com a apreensão de um transformador de energia de procedência desconhecida. Segundo informações da Polícia Militar e da 19ª DP, o equipamento foi encontrado por acaso pela PM, que acompanhava o protesto.

O transformador estava na chácara de um funcionário da prestadora de serviços terceirizada ligada à Companhia Enérgitica de Brasília (CEB) Cale Engenharia, na chácara 96, vicinal 311. De acordo com o 8º Batalhão da PM em Ceilândia, durante a manifestação os moradores do Sol Nascente avistaram um veículo da Cale Engenharia estacionado diante de uma chácara e acreditaram que podia tratar-se de uma equipe enviada pela CEB para solucionar o problema da falta de energia. A Polícia Militar foi até o local e encontrou o aparelho no interior da casa. Como o proprietário, que estava acompanhado de mais um homem, não soube explicar onde havia conseguido o equipamento, ambos foram encaminhados à 19ª DP.

Na delegacia, de acordo com um agente, a origem do aparelho também foi considerada mal explicada. O proprietário disse que o havia ganho quando trabalhava na companhia energética do estado de Goiás. O transformador ficou retido para averiguação e os dois homens que estavam na chácara 96 foram liberados. A 19ª Delegacia não divulgou os nomes dos dois nem informou se ambos trabalham na Cale Engenharia ou apenas um deles.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da CEB. Esta afirmou que não tem conhecimento do ocorrido e que só se pronunciará caso fique comprovada ligação do caso com a Companhia Energética de Brasília.




Os moradores do condomínio Sol Nascente queixam-se de estarem sem energia elétrica há cinco dias. Na manifestação de hoje, de acordo com a PM, eles chegaram a tentar fechar a via vicinal 311 mas saíram após diálogo.

A CEB afirmou ao Correio que recebeu apenas um chamado, neste sábado, do Setor P Norte sobre falta de luz. De acordo com a assessoria de comunicação, tratava-se de uma área com rede elétrica regular e, por isso, no período da tarde foi feita a troca de um transformador e a luz foi restabelecida.

A Companhia Enérgitica disse, no entanto, que em muitos locais dessa parte de Ceilândia a eletricidade está instalada de forma irregular e são comuns as quedas de energia. A CEB afirmou que a rede está sendo implantada aos poucos nessas áreas e que não pode fazer trabalho de manutenção nelas. Os moradores argumentam que pagam taxas de luz e água.



Fonte: Correio Braziliense

Um comentário:

Ricardo disse...

A nova administração alterou o projeto do trecho dois do sol nascente deixando farias famílias que residem já a muito tempo aqui com area rural exemplo condominio giliard na vc311 sem energia desde 2002 sem esgoto sem asfalto sem onibus e o gerente dos condominios faz poco caso da gente precisamos de ajuda