sábado, 28 de fevereiro de 2009

Kits cineclubes

O Brasil tem 2.190 salas de cinema, quantidade muito inferior ao número de municípios existentes (5.564) e só uma parcela da população, aquela que vive nos grandes centros urbanos das Regiões Sul e Sudeste é que tem acesso aos circuitos comerciais ou alternativos. Setenta por cento (1.542) ficam em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e Paraná.

Se há concentração de salas no nível nacional (só em 8% de todo o território) também existe uma distribuição desigual internamente, nos estados, e dentro das cidades, entre bairros. No Distrito Federal, por exemplo, a cidade mais populosa, Ceilândia (a 26 quilômetros de Brasília, com mais de 350 mil habitantes), não dispõe de sala de cinema. O DF tem quase 90 salas no total

Para levar o cinema a localidades onde não há projeções de filmes, o Ministério da Cultura abriu o edital do programa Cine Mais Cultura que pretende distribuir este ano kits para instalação de cineclubes em 100 localidades.


O Ministério não definiu metas de instalação por região, mas quer beneficiar os “lugares que não têm salas de exibição comercial e mesmo algum tipo de exibição gratuita”, disse Frederico Cardoso, coordenador executivo do programa. Podem concorrer aos kits entidades de direito privado sem fins lucrativos, localizados em cidades do interior ou na periferia de grandes centros urbanos.

Os kits contém tela para projeção de 4x3 metros, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som, quatro caixas de som, entre outros equipamentos. Além desses aparelhos, os cineclubes receberão um pacote de 103 DVDs com 330 filmes brasileiros em curta, média e longa-metragem, produzidos desde 1920 até o ano passado. A expectativa de Frederico Cardoso é que os cineclubes tenham, com os filmes distribuídos, uma programação de exibições semanais inéditas ao longo de dois anos.

Além dos 100 cineclubes previstos no edital, o Ministério da Cultura pretende abrir novos editais este ano e fazer parcerias com os estados e municípios. A meta é ter até 2010, 1.200 cineclubes. O prazo de inscrição vai até o dia 20 de abril.



Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: