sábado, 14 de fevereiro de 2009

Opinião: Lugar de lixo não é no chão!

É só dar um simples passeio pelas ruas do nosso bairro, nossa cidade, de todo o país, para nos depararmos com uma grande quantidade e variedade de objetos jogados na rua. Neste caso, não me refiro ao entulho, resíduos de construção. Me refiro ao lixo que mais frequentemente vemos no chão. Papéis de bala, latas de alumínio, panfletos, embalagens de alimentos como biscoitos, salgadinhos, iogurtes, etc.

A impressão que tenho é que algumas pessoas automaticamente jogam o lixo no chão, sem cerimônia, sem culpa, sem perceber que estão cometendo um erro. Imagine a cena: alguém compra uma balinha, retira a embalagem, coloca a balinha na boca, e quase que instantaneamente joga a embalagem no chão. Não seria mais fácil segurar ou colocar esta embalagem no bolso, e jogar na lixeira mais próxima?

Seria. Mas falta consciência e educação. Consciência de que a cidade é de todos, e deve ser mantida limpa e bem cuidada. E falta educação em vários sentidos. Em primeiro lugar, a família deve ser a primeira a ensinar para a criança que o lugar de jogar lixo é na lixeira, e corrigi-la se esta fizer o contrário. Falta educação por parte da escola, que deveria fazer mais dinâmicas e aulas temáticas explicando a importância de tais atitudes, e consequentemente transmitindo noções de cidadania. Por último, falta também mais ações do governo, campanhas junto a população, alertando sobres os riscos da sujeira, que além de causar várias doenças, entope os bueiros e causa grandes transtornos no período chuvoso. Também é essencial a instalação de mais lixeiras nas cidades.

Com esforço e organização, em breve poderemos não só alertar e educar as pessoas agora, como construir uma geração de crianças, jovens e adultos mais civilizados, conscientes de que nossas ações individuais podem ter grande impacto em toda a sociedade.



Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: