quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Escolas e postos policiais

Segurança e educação. Estes são os próximos destaques do Governo do Distrito Federal para Ceilândia. Entre abril e maio deste ano, a cidade vai receber mais 11 postos policiais e quatro escolas de ensino básico.

De acordo com a Administração Regional, a implantação das instalações vai ocorrer nos pontos mais críticos e carentes da região, locais em que a população sofre com a falta de estruturas nas duas áreas de serviço público. “Vamos implantar os postos policiais onde os índices de violência são grandes. As escolas serão construídas nos condomínios que mais precisam ser atendidos”, afirma o administrador de Ceilândia, Leonardo Moraes.

Os 11 postos policiais vão se juntar aos 24 já existentes na cidade. A previsão é que as novas instalações fiquem prontas em 60 dias. “Já fizemos a licitação da empresa que irá cuidar da construção e semana que vem já teremos a licença para o início das obras”, revela o administrador.

Depois de instalados, cada um dos postos vai contar com o serviço de dois policiais militares que deverão trabalhar dentro do local. Eles também vão receber de uma a duas viaturas com, dois militares cada. A estratégia desse tipo de posto é manter os dois policiais para os serviços de denúncias, enquanto as viaturas fazem ronda nas localidades próximas dos pontos.

Segundo o administrador da cidade, o objetivo dos postos policiais é proporcionar uma maior comunicação entre a polícia e a população, permitindo dessa maneira a queda da criminalidade na região. Algo que, segundo ele, já é notado nas localidades que contam com os postos. “Gerar integração da polícia com a comunidade é o ponto certo que queremos chegar. Esta iniciativa já diminuiu as ocorrências de crimes. A satisfação das pessoas é muito grande”, aponta.

As novas escolas irão atender estudantes do ensino fundamental e médio. O grande índice de evasão escolar em Ceilândia é o principal motivo da implantação dos colégios. Na cidade, quase 10 mil pessoas, entre crianças e jovens, estão fora das escolas. “O objetivo é minimizar esse impacto de evasão escolar”, destacou Moraes.

A construção está prevista para terminar já nos próximos meses. “O andamento da construção das escolas vai depender das chuvas que ocorrem nessa época do ano aqui em Brasília”, justificou o administrador.

Moraes informou também que a implantação de cada uma das escolas ficou orçada em torno de R$ 5 milhões. Serão elaboradas 24 salas de aula em cada uma dos quatro novos colégios. Se por hipótese, forem 30 alunos em cada classe, a comunidade de Ceilândia vai contar com aproximadamente mais três mil novas vagas para estudantes de ensino básico.



Saiba onde irão ficar os novos postos policiais e as escolas:


Postos Policiais
QNP 18 - P Sul
EQNM 19/21 - Ceilândia Sul
EQNM 02/04 - Ceilândia Norte
EQNM 24/26 - Guariroba
2 postos no Condomínio Sol Nascente (um será na chácara 128)
QNP 11 - P Norte
EQNO 03/05 - Setor "O"
Praça dos Eucalíptos via M2 - Ceilândia Norte
Condomínio Pôr-do-Sol
QNR 04 - Setor QNR

Escolas
Condomínio Pôr-do-Sol 703
Condomínio Sol Nascente
QNR 01 - Setor QNR
Condomínio Privê



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: