quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fim do horário de verão 2008/2009

Em vigor, desde o dia 19 de outubro do ano passado, o horário de verão termina no próximo domingo (15/02/09). Estados do Sul, Sudeste e o Distrito Federal, devem atrasar os relógios em uma hora. Essa é a 38ª vez que o horário de verão é implantado no País e a partir deste ano, a medida terá datas fixas para o início e termino.

A expectativa do governo é de que este ano haja uma redução de 4% a 5% de consumo de energia elétrica no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes. No ano passado, o país registrou uma economia de R$ 10 milhões com a mudança. O horário de verão é adotado sempre nessa época por causa do aumento na demanda, ocasionado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), o balanço de economia e gastos de energia do DF deverá ser feito ainda na próxima semana, após o término do horário de verão. Segundo o órgão, a estimativa é que haja uma redução de 3% a 4% na demanda de energia entre 18h e 21h. A CEB informou que o comportamento da capital federal é similar a estimativa nacional.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: