sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tv digital a caminho

Acabou a novela. A partir do dia 22, os brasilienses, finalmente, terão acesso à TV digital. Nessa data, serão assinados os termos de consignação de canais digitais para as emissoras da capital federal, o que fará de Brasília a 16ª cidade brasileira a transmitir o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTV). A TV Globo será a primeira a iniciar as transmissões com o sinal digital. “Dia 22 entraremos no ar com força total”, garante Antônio Berbel, diretor de engenharia da TV Globo em Brasília. Segundo Berbel, a instalação dos equipamentos está sendo finalizada e na próxima semana serão iniciados os testes.

A data de lançamento da TV digital em Brasília era 21 de abril, junto com a comemoração do aniversário de 49 anos da capital federal. “Dia 21 é feriado e é um dia cheio de inaugurações e comemorações. Por isso, optamos pelo dia 22”, explica Berbel. A Bandeirantes fará o lançamento do sinal digital da emissora até 29 de abril ou, no mais tardar, até 1º de maio, segundo Flávio Lara Resende, diretor da emissora. Segundo Luciano de Melo, gerente técnico da TV Brasília, os equipamentos estão sendo adquiridos e o início das transmissões em sinal digital começará ainda no primeiro semestre.

Depois de tanta polêmica sobre a construção da torre definitiva, que só vai ficar pronta em 2010, e de diversas tentativas de uma solução para que todas as TVs lançassem o sinal juntas, sem sucesso, as emissoras resolveram dar um basta nessa “lengalenga” e cada uma foi atrás de uma solução para si. A Globo e a Bandeirantes farão a transmissão do Grande Colorado, a partir da torre da CEB. “Até a construção da torre definitiva, vamos nos virar com os equipamentos em contêineres. Mas todo esse processo é absolutamente provisório”, explica Flávio Lara Resende, que também é presidente da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal (Avec-DF). A TV Brasília ainda está analisando se será melhor usar a torre da CEB ou da TV Câmara. “Band e TV Brasília têm que ficar, obrigatoriamente, no Colorado, porque são canais adjacentes à TV Câmara. Senão, um interfere no outro”, diz.

SBT e Record, por sua vez, também são canais adjacentes, mas serão instalados na torre atual de TV. Segundo Fernando Matos, gerente técnico do SBT, o início das transmissões deve ocorrer em até três meses, período necessário para a aprovação da instalação dos equipamentos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Silas Adauto, gerente técnico da Record, observa que é difícil estimar uma data para o início das transmissões. “Quanto a Anatel aprovar, aí é que vamos poder precisar um prazo”, diz. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, porém, assegura que até dezembro, todas as capitais brasileiras estarão com o sistema digital.



Fonte: Correio Braziliense e Jornal de Brasília

Nenhum comentário: