sexta-feira, 24 de abril de 2009

Criada mais uma RA

Vicente Pires é oficialmente a mais nova Região Administrativa do Distrito Federal. Aprovado ontem na Câmara Legislativa com 15 votos favoráveis e apenas um contra, o Projeto de Lei 814/2008 cria a nova cidade e aguarda apenas a sanção do governador, o que será confirmado em breve porque a iniciativa da mensagem é oriunda do próprio Executivo.

O objetivo é promover a descentralização administrativa e a utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, de acordo com a justificativa enviada pelo governo na proposta. Durante a votação, muitos moradores de Vicente Pires acompanharam a apreciação da matéria das galerias da Câmara Legislativa e festejaram a aprovação. Com a sanção do governador, Vicente Pires passará a ser a trigésima região administrativa do Distrito Federal.

O projeto necessitou de acordo de líderes para ir ao plenário. Entre as principais determinações do acordo, que gerou um substitutivo, consta que o Executivo deverá enviar à Casa um encaminhamento sobre as poligonais, explicitando quais regiões serão contempladas na Região Administrativa. Outro ponto polêmico e que motivou o único voto contrário ao projeto, do deputado Reguffe (PDT), diz respeito à criação de novos cargos comissionados. Em vez de serem contratadas novas pessoas, os servidores virão de um banco formado pelo GDF, que fornecerá funcionários remanejados de outros locais.

Único a votar contra o projeto, Reguffe não acredita que a medida seja seguida e justificou sua posição. "Não sou contra Vicente Pires, mas, por coerência, voto contra a criação de 62 novos cargos comissionados", afirmou. Interlocutor entre o governo e os moradores da nova cidade, o deputado Dr. Charles destacou a importância da criação da RA. "A partir de agora, os problemas relativos a buracos nas ruas, alagamentos e outras demandas poderão ser resolvidas na própria cidade. Vocês agora poderão reivindicar seus problemas à administração, que irá, certamente, resolver seus problemas", afirmou o petebista, que poderá indicar o administrador da nova cidade.

A deputada Érika Kokay (PT), no entanto, lembrou que a aprovação do PL ainda não encerra a questão. "O governador Arruda se comprometeu a enviar para a Câmara Legislativa, num prazo de 60 dias, a definição das poligonais da região. É muito importante que a comunidade acompanhe esse processo para saber exatamente que áreas serão incluídas na nova Região Administrativa", explicou. O projeto deve assegurar a autonomia da região, que engloba ainda os núcleos habitacionais da Vila São José, 26 de setembro, Cana do Reino e Colônia Agrícola Samambaia.



Fonte: Tribuna do Brasil e ClicaBrasília

Nenhum comentário: