sexta-feira, 10 de abril de 2009

"De saidão" fez mais uma vítima

Um detento da Papuda beneficiado pelo saidão de Páscoa passou menos de 24 horas em liberdade. Por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (10/4), Juarez Borges de Souza, 30 anos, com um homicídio e outras duas tentativas na ficha criminal, assaltou uma mulher na EPTG, próximo ao posto Texaco de Taguatinga. Acompanhado por dois homens e uma mulher, ele abordou a vítima para roubar seu carro; ela só não foi levada também porque conseguiu escapar e, junto com um amigo, localizou o carro e avisou à polícia.

Durante a fuga, os bandidos bateram em duas viaturas da PM que faziam um bloqueio na via principal do P Norte, entre a QNP 9 e a QNN 35 na Nova Ceilândia. Além de Juarez, outras duas pessoas foram detidas no local: Luciano Oliveira, 29 anos, que estava em liberdade provisória e tem passagens pela polícia por roubo, e Gildete Soares Alves, 20 anos, também com passagem por roubo. Os três foram encaminhados para a carceragem da 19ª Delegacia de Polícia; autuados por roubo, estão sujeitos a uma pena de 4 a 10 anos de reclusão. Uma quarta pessoa que teria participado da ação e estaria com a arma usada no crime conseguiu fugir.




Durante um patrulhamento pela avenida P4 de Ceilândia, policiais militares interromperam o saidão de Páscoa de outro detendo da Papuda. Por volta das 21h desta quinta-feira (9/4), um veículo fugiu ao avistar a viatura no local. Durante a perseguição, um dos ocupantes do carro suspeito lançou pela janela um objeto que caiu sobre uma casa.

Depois de interceptar o carro na quadra 34 do setor P Sul, os agentes não encontraram nada comprometedor. Porém, ao voltar pelo mesmo caminho, descobriram que o objeto jogado sobre a casa era uma pistola 380 com 15 munições. Os ocupantes do veículo foram conduzidos a 23ª Delegacia de Polícia, onde se verificou que o passageiro havia sido beneficiado com o saidão horas antes e deveria retornar para o presídio às 10h da próxima segunda-feira. Identificado como Rosinaldo de Carvalho Silva, o preso foi autuado desta vez por porte ilegal de arma e levado para a carceragem da Polícia Civil.





Nesta quinta-feira (9/4), 901 presos, sendo 54 mulheres, foram liberados do Sistema Penitenciário do Distrito Federal para passar o feriado de Páscoa em casa. Os detentos saíram às 10h da quinta e devem retornar às 10 de segunda-feira (13/4). No saidão de Páscoa do ano passado, foram liberados 1.341 presos e 20 ainda não retornaram.


Mais detidos

Um grupo acusado de cometer vários crimes no Setor O de Ceilândia foi preso na madrugada desta sexta-feira (10/4). Os três homens -- um deles com menos de 18 anos -- são acusados de assaltar uma panificadora no conjunto B da QNO 2 ao meio-dia de ontem e de roubar um veículo no mesmo endereço durante a noite. Na terça-feira, o trio teria roubado o carro de um policial militar na QNO 4.

Após denúncia de que um suspeito estava com um dos veículos roubados na EQNO 02/04, uma viatura da PM foi ao local e encontrou um carro recém-abandonado. Policiais localizaram e prenderam o primeiro dos acusados, de 23 anos, escondido atrás de um monte de areia. Ele indicou o paradeiro dos outros.

Em uma chácara no P Norte, os policiais prenderam um jovem de 22 anos, e o adolescente, de 17. No local foi encontrado também outro carro roubado pelo trio, dois revólveres calibre .38, uma pistola calibre 380mm com nove munições, um carregador de pistola 9mm vazio, um celular, e ainda cartões de crédito e vários documentos de veículos – material vinculado a outras ocorrências.




No Conjunto 19 da QNQ 5, um adolescente de 15 anos foi encontrado morto com várias perfurações de faca. Ele não tinha passagem pela polícia. Quem mora na quadra reclama da falta de segurança.

“O policiamento está muito fraco. Está faltando mais segurança na QNQ. Na Expansão do Setor "O" já tem um posto policial. Agora está faltando melhorias em Ceilândia”, diz um rapaz. “Não há segurança quase nenhuma. Hoje, a pessoa mata por quase nada”, completa outro rapaz.

A polícia já ouviu seis testemunhas. O delegado, Raimundo Vanderley de Melo, trabalha com a suspeita de homicídio, mas não descarta outros crimes. “Tanto pode ser um homicídio como pode ser um latrocínio. Pode estar envolvido mais de um autor ou pode ter havido um desentendimento entre amigos”.



Fonte: Correio Braziliense aqui e aqui, Rede Globo aqui e aqui, ClicaBrasília, Polícia Militar do Distrito Federal e Rede Record de 10/04/09

Nenhum comentário: