terça-feira, 21 de abril de 2009

Saúde, centro comercial e educação são os pedidos para a cidade de Ceilândia

Chegou ao fim mais uma enquete realizada pelo blog 100% Ceilândia. A pergunta foi:

Qual presente Ceilândia deveria ganhar em seu 38º aniversário?

Entre os "candidatos" tivemos: um cemitério, a construção do Ceilambódromo, Faculdade Distrital, novo batalhão de polícia, novo hospital, parque ecológico, reforma do estádio Abadião, rodoviária, shopping center construído dentro da RA e um teatro.



Ao final da disputa tivemos, praticamente empatados, os pedidos de construção de um novo hospital e de um shopping center. A estrutura do já tradicional Hospital Regional de Ceilândia (HRC) já não suporta a quantidade de usuários atendidos por dia. São pessoas de Ceilândia, Taguatinga, Águas Lindas de Goiás e outras cidades do DF que recebem o atendimento. Aliado ao alto número de pacientes, a frágil estrutura e o atendimento inadequado garantiram que este fosse o maior pedido registrado pela enquete. O local projetado para a construção do 2º hospital de Ceilândia fica onde hoje são executadas as festas do Ceilambódromo. Não se sabe ao certo se pelo mesmo projeto o hospital passará a funcionar como um pronto-socorro ou um local de atendimento psicológico.

A falta de um shopping center também é sentida por grande parte dos participantes da enquete. Apesar da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ceilândia (ACIC-DF) defender a construção de um centro comercial nas imediações da Avenida Hélio Prates, mas na M Norte de Taguatinga, os moradores acabaram não apoiando tal idéia. Foi sugerido inclusive, pela mesma associação, a utilização do nome "Ceilândia Shopping" num empreendimento construído fora da cidade.

Outra enquete realizada pelo mesmo blog 100% Ceilândia deixou claro que os moradores de Ceilândia querem um shopping center de respeito sendo construído dentro da área da Região Administrativa da cidade. Alguns locais sugeridos pelos próprios moradores da cidade para a construção do novo centro de compras seriam: ao lado do hipermercado Extra em Ceilândia Sul (descartada infelizmente pelo motivo de existir um projeto de construção de teatro e cinema na área); áreas próximas a Ceilândia Centro e uma área ao lado da Fundação Bradesco, já em Ceilândia Norte. Reveja a enquete clicando aqui.

Na atual enquete pode-se perceber também que a vinda do campus da Universidade de Brasília (UnB) para a cidade acabou não agradando a todo mundo; talvez pelo número reduzido de cursos e apenas uma área de atuação - a saúde. A terceira opção mais votada é relativa a construção de uma faculdade distrital dentro de ceilândia. A nova faculdade seria administrada pelo governo distrital, ao invés do federal, com o ensino de muitos cursos e direcionados a diversas áreas. Afinal de contas, é muita gente para poucos cursos e vagas.

A falta do verde também foi destaque da enquete. Muitos internautas sentiram falta de áreas verdes e pediram a construção de um parque ecológico com boa estrutura para que todos pudessem praticar esportes, passear e, até mesmo, descançar.

Veja o resultado final:


Um comentário:

Elias disse...

Meu nome é Elias. Nasci na cidade satélite do Gama-DF más desde muito cedo resido na Ceilândia, onde moro até hoje. Aqui constitui a minha família e a minha empresa.

Para mim lugar melhor para se morar no DF não há. O povo daqui é muito 10.

Quanto a enquete apresentada, seja um cemitério, seja um shopping center, seja um teatro, etc. O fato é que esta cidade maravilhosa que tanto amo é merecedora de tudo. Caso nós moradores nos conscientizarmos e passarmos a cobrar mais de nossas autoridades, talves Ceilândia ganhe tudo e que fora votado. Uma boa opção para trazer mais qualidade de vida para a nossa cidade é a instalação de novas empresas, gerando emprego e renda para a nossa comunidade.

Pensem nisso.