quinta-feira, 30 de abril de 2009

Trabalhador comemora o seu dia

A maior e mais expressiva festa do proletário brasiliense chega a Ceilândia. No dia 1º de Maio, a partir das 9h, a Praça do Cidadão será palco da tradicional Festa do Trabalhador. A população vai assistir a shows gratuitos de artistas consagrados no Distrito Federal e poderá participar de sorteio de prêmios. Para a criançada, haverá vários brinquedos no local e atrações como pinturas de rosto. São esperados para a comemoração cerca de oito mil pessoas.

Promovida pela Força Sindical Bahia, a festa de 1º de Maio de 2009 tem como tema lutar contra as ondas de demissões por conta da crise mundial, explica o presidente da Força Sindical, Epaminondas Lino de Jesus. “Na parte política, queremos mostrar a nossa indignação e repudio as exonerações que estão acontecendo devido à crise. O trabalhador precisar ter o direito de ter condições de trabalho, de poder conseguir um empréstimo sem dever nada a ninguém”, enfatizou.

O 1º de Maio trata-se de um feriado mundial, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios da classe trabalhadora. Em Ceilândia, a programação está prevista para começar às 9h, quando acontecerá o ato político. Foram convidadas autoridades, o administrador da cidade, a Central Trabalhadores dos Brasileiros (CTB), Força Sindical do DF, Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Os festejos vão até às 16h. Como a atração musical, já está confirmada a presença da dupla sertaneja Roniel e Rafael.

O administrador de Ceilândia, Leonardo Moraes afirma que o objetivo da festa é promover lazer aos moradores e trabalhadores que produzem renda para a economia da cidade. “Ceilândia é uma cidade operária, voltada para a mão de obra. Por isso, queremos promover um dia de lazer para que a data seja inesquecível”, destacou.
A doméstica Maria Fernanda Fonseca, 54 anos, veio de São Paulo após seu marido ser demitido. “A data pode ser uma maneira de lutar pelos direitos”, disse.




Estabelecida como feriado no Brasil e em vários países do mundo, a data é comemorada com festa, reuniões, atos públicos, debates, dentre outras manifestações. O 1º de Maio é uma data histórica que remete às lutas dos trabalhadores, consolidada no Brasil em 1925, no governo de Rodrigues Alves. No entanto, foi no governo de Getúlio Vargas que as principais medidas aconteceram em benefício do trabalhador. Esse dia era escolhido por Vargas para anunciar reajuste anual de salário e foi nesta data também que o governante anunciou a redução da jornada de trabalho para oito horas.



A Praça do Cidadão fica na EQNM 18/20 de Ceilândia Norte.
O evento tem início as 9h00 e término as 16h00 desta sexta-feira (01/05/09).


Fonte: Tribuna do Brasil de 29/04/09 e Ceilândia.com

Nenhum comentário: