domingo, 31 de maio de 2009

Brasília é uma cidade-sede da copa de 2014

Brasília foi confirmada como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014. O anúncio, feito na tarde deste domingo (31/5) em Nassau, nas Bahamas, apenas oficializou o que já vinha sendo divulgado desde ontem. Fazem parte da lista as seguintes cidades: Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A notícia frustra as cidades de Florianópolis, Goiânia, Belém, Campo Grande e Rio Branco, que também postulavam um lugar na Copa. As capitais do Pará e do Acre levaram a pior contra Manaus na briga pela sede 'amazônica' do evento. Já Campo Grande, que não economizou nos investimentos durante a campanha, vê Cuiabá ser a representante do Pantanal. Por fim, Natal ficou com a última vaga, deixando Floripa e a capital de Goiás para trás.

A partir de agora começam os preparativos para o Brasil organizar o Mundial, com as diversas obras de infraestrutura, construção e modernização de estádios, as quais precisam estar prontas até o início da competição.




O anúncio foi trasmitido ao vivo pela TV. A Praça do Relógio, em Taguatinga, reuniu dezenas de pessoas, que receberam a notícia entusiasmadas. A programação da festa, que deve se estender até a noite deste domingo, conta com DJs e escolas de samba. Para facilitar o acesso da população às comemorações na Praça do Relógio, a passagem do metrô é gratuita.




A reforma do Estádio Mané Garrincha é agora o principal foco do governo para conseguir vencer a cidade de São Paulo na disputa para sediar o jogo de estreia da Copa. Os custos das obras estão estimados em R$ 600 milhões. O objetivo é que o espaço tenha capacidade ampliada de 45 mil para 71 mil torcedores.

Segundo o GDF, a reforma deve começar entre setembro e outubro deste ano e vai durar cerca de 36 meses.
O estádio terá uma cobertura em estrutura metálica e uma membrana tensionada entre os cabos de aço da estrutura principal. A pista de atletismo será rebaixada em quatro metros, possibilitando às arquibancadas superior e intermediária perfeita visibilidade do campo.

A área conhecida como "geral" será demolida, para dar lugar à nova arquibancada inferior, mais próxima ao campo e com o dobro da capacidade da existente.

A estrutura contará ainda com três subsolos, onde serão construídos estacionamentos privativos, quatro vestiários para jogadores, dois para árbitros, dois para gandulas, uma central médica, uma sala de exames antidoping e áreas de apoio exigidas pela Fifa.



Fonte: Correio Braziliense e Rede Globo

Nenhum comentário: