sexta-feira, 22 de maio de 2009

Áreas ainda não foram definidas

A mesma rua, a mesma quadra. Mas os endereços são diferentes. Fica a pergunta: quem vive na região é considerado morador de Taguatinga ou de Águas Claras? “Tem muita gente que se perde porque não sabe dar o endereço. Não sabe se é Taguatinga, Areal ou Águas Claras. Nem a gente sabe qual é o nosso setor”, diz o porteiro Adriano Almeida.

O problema não é exclusivo dos moradores do Areal. Onze regiões administrativas ainda não têm limites definidos. O GDF criou as novas cidades, mas não deixou clara a posição geográfica de cada uma. Na lista estão Águas Claras, Riacho Fundo II, Park Way, SIA, Sudoeste, Jardim Botânico, Varjão, Itapõa, SCIA, Sobradinho II e Vicente Pires.

Essa confusão acaba influenciando nas estatísticas do IBGE, principalmente no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da renda per capita. A do Lago Norte foi considerada baixa para os padrões dos moradores, já que na pesquisa foi incluído o Varjão.

“Você passa a ter uma parcela maior de pessoas com um nível de renda diferenciado, com um nível de escolaridade diferenciado e com uma demanda de serviços públicos muito maior”, afirma o chefe do IBGE-DF, Walker Moura.

Mais uma vez, toda essa indefinição pode comprometer os dados do IBGE. Vale lembrar que 2010 é ano de censo e as delimitações das regiões administrativas precisam ser feitas até 31 de julho, para serem incluídas na contagem populacional.

Um projeto que define as poligonais está em tramitação na Câmara Legislativa desde 2007, mas sempre faltou consenso entre os deputados. Na hora de discutir, cada um procura privilegiar a área que representa. Brigas à parte, a dúvida agora é se o projeto será votado rapidamente.

“Espero que até a próxima semana essa primeira fase já esteja resolvida na Câmara Legislativa. Agora, cabe ao Executivo adiantar o processo e encaminhar o documento à Câmara com as poligonais definidas. Assim, será possível votar ainda neste semestre e não prejudicar o trabalho do IBGE em relação ao censo de 2010”, diz o presidente da Câmara Legislativa, deputado Leonardo Prudente.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que está elaborando uma nova proposta, ainda sem data para ser enviada à Câmara.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: