quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tráfico de drogas próximo a escolas

Eles começam a chegar às 10h, apesar da fria manhã de segunda-feira. Com cara de poucos amigos, sentam-se nos bancos da praça embaixo dos eucaliptos e começam a separar os papelotes. A toda hora, aparece um “chegado”, um cliente ou um amigo e acende o cigarro de maconha. Alguns têm menos de 18 anos. A poucos metros dali, improvisados embaixo de uma telha de amianto, três adultos fumam crack. O relógio marca 11h45. E os alunos das escolas na Quadra 14 de Ceilândia Norte começam a deixar o colégio após a manhã de aula.

A movimentação dos traficantes e usuários de drogas ocorre no centro da praça vizinha à Regional de Ensino da Ceilândia. Atrás da Regional, está localizado o Centro de Ensino Médio (CEM) 2. Menos de 15 metros separam o lugar onde o rapaz prepara a droga e o muro do prédio da Secretaria de Educação. O muro é alto e possui arame farpado no topo para evitar invasões. No entanto, o incômodo é visível. “Muitos alunos de todas as idades e de escolas públicas e particulares passam do lado dessa turma. Infelizmente, é problema comum em vários colégios de Ceilândia e também de todo o Distrito Federal”, admite a diretora da regional, Ana de Fátima Dias Henrique.

A rotina violenta das drogas nas escolas está mesmo longe de ser exclusividade da Ceilândia. Pesquisa feita no fim do ano passado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), a pedido da Secretaria de Educação, denunciou o tamanho do problema: 33% dos professores e 23% dos alunos já viram comércio de drogas nas escolas. No mesmo levantamento, 8,6% dos estudantes confirmaram que fumam maconha e quase 5% usam cocaína.

Como tentativa de combater o problema, no meio do ano passado, foram instalados postes de luz na Praça dos Eucaliptos. O movimento dos traficantes diminuiu à noite. Durante o dia, no entanto, continuou. Os vendedores chegam às 10h e vão embora por volta das 18h. “Eles chegam perto dos adolescentes e jovens para conquistar. Nos primeiros dias, dão de presente a droga para, em seguida, ganharem novos clientes”, detalha Ana de Fátima.




“Não tem hora nem dia, tia. Esse pessoal está aqui o tempo todo. A minha mãe já me mandou ir pelo outro lado, mas a volta é grande demais”, conta uma aluna de 13 anos do colégio particular Instei, que funciona em frente à Regional de Ensino e da Praça dos Eucaliptos. No Instei, a coordenadora pedagógica Arquidamia Dunice alerta a meninada a ficar longe dos traficantes e usuários. Além de participarem do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, os meninos e meninas discutem o tema em sala de aula e na feira de ciências.

No CEM 2, a estratégia é manter os alunos em rédea curta. “Controlamos muito a saída e a chegada dos jovens. Estudante aqui não fica na porta do colégio, para não juntar ‘mala’”, explica o diretor, Antônio Wilson Venâncio. Lá, os problemas se concentram nas quadras de esporte que são abertas à população. “Às vezes, jovens e até estudantes se juntam para usar drogas”, ressalta.

A praça fica a menos de 1km da 15ª DP. O delegado-chefe, Plácido Rocha Sobrinho, explicou que, periodicamente, é feita operação de repressão ao tráfico na região. “Para nós, é muito importante que a população denuncie para que a gente possa agir nos locais mais críticos”, alertou.



Não deixe de ver os comentários sobre a notícia no site Ceilândia.com.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: