sexta-feira, 15 de maio de 2009

O basquete de rua brilha no P Norte

Localizada na QNP 13 do Setor P Norte, na Ceilândia, a Praça dos Amigos foi palco de um encontro internacional do basquete. Ontem, por volta das 16h, estiveram por lá dois integrantes do time de exibição norte-americano Harlem Globetrotters. Orlando "El Gato" Melendez e Anthony "Buckets" Blakes jogaram com atletas da Liga de Basquete de Rua e todos os jovens praticantes do esporte no local.

Não foi apenas um show. Os astros do Globetrotters trouxeram uma mensagem positiva para os garotos, que sonham em ser como eles um dia. "Nós entretemos, mas também viemos mostrar que as crianças podem se afastar do perigo com o esporte. Queremos trazer educação, e ensiná-los a serem bons cidadãos", explica El Gato Melendez, que garante que o desconhecimento do português não é problema. "Enquanto nós amarmos o jogo, a língua não é problema", afirma.



Para Buckets Blakes, os garotos da Ceilândia têm muito potencial. "Espero assistí-los na televisão quando meu cabelo ficar branco", brinca o jogador, que, quando criança, assistiu o time do qual faria parte no futuro. Ele espera passar isso para a frente, inspirando crianças de todo o mundo. "Se conseguirmos inspirar uma dessas crianças, nosso trabalho está feito", afirma Blakes.

A vinda de ambos foi parte dos esforços da Central Única das Favelas (Cufa). Johnnie Ceilandense, coordenador de Esportes da Cufa, conta que ninguém esperava a presença dos jogadores: "Se quando eu falei que eles (Globetrotters) estariam no Nilson Nelson, ninguém acreditou, imagine aqui", explica. Claudia Maciel, coordenadora de Comunicação, explica que o objetivo é revitalizar a praça para a prática do basquete. "Queremos tornar a rua um ambiente saudável e dar perspectiva para estes jovens", diz Claudia.




Ciro, jogador do time Hot Boys, da Cidade Ocidental, teve a oportunidade de jogar por alguns minutos com os Globetrotters e sentiu-se honrado. "É o Harlem. Meus pais viram eles no tempo do desenho, e estou vendo eles ao vivo", vibra. Cléber Gomes, de 16 anos, também jogou, e exaltou a técnica de Melendez e Blakes: "Os caras mandam muito bem. São os melhores do basquete de rua".

Bruno Nascimento, de 12 anos, achou o encontro muito rápido. "Foi uma visita legal, mas eles ficaram pouco tempo". No entanto, ele assegura que se animou a jogar basquete com a experiência. O time completo dos Harlem Globetrotters virá a Brasília no dia 7 de junho. A apresentação acontecerá no Ginásio Nilson Nelson.



Fonte: Jornal de Brasília, Correio Braziliense, Tribuna do Brasil e Rede Globo

Nenhum comentário: