quarta-feira, 27 de maio de 2009

Governador sanciona lei que cria Vicente Pires

O Distrito Federal tem agora a 30ª região Administrativa. O governador José Roberto Arruda, sancionou na tarde de ontem, o projeto de Lei 814/2008, aprovado na Câmara Legislativa no último 23 de abril, que cria a Região Administrativa de Vicente Pires. Com isso, a região se desvincula da cidade de Taguatinga, e passa a receber recursos diretamente do GDF. Após 18 anos do parcelamento das suas terras, e com 70 mil moradores, a cidade será composta pela Colônia Agrícola Vicente Pires, Colônia Agrícola de Samambaia e Vila São José.

Até ontem, a cidade era vinculada à Administração Regional de Taguatinga, por meio da Gerência Regional de Vicente Pires. Durante o evento, o governador anunciou o nome do atual gerente regional, Alberto de Meireles, como o novo administrador do local.

Segundo Meireles, com criação da regional, a cidade ganha autonomia. Com isso, abre espaço para a investimentos em segurança, saúde, infra-estrutura e educação. “É uma cidade nova que precisa de muitas coisas. Mas este é o primeiro passo para transformação da Vicente Pires em uma das cidades mais importantes do Distrito Federal”, ressaltou Meireles.

Mesmo depois da criação da Regional, as obras de infra-estrutura só poderão ser realizadas após a regularização das terras. Como boa parte da área pertence à União, a expectativas do GDF é que regularização saia ainda na primeira quinzena de junho. Para isso, a gerente de Patrimônio da União, Lucia Carvalho e o Secretário de Governo, José Humberto Pires irão trabalhar para decidir as condições da regularização da área e a forma de venda. O governador Arruda ressaltou que a regularização da área é de interrese tanto o GDF quanto a União. Para ele, a aprovação do PDOT o empenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram fundamentais para o processo de ontem. Recentemente, o presidente Lula assinou o Decreto que transforma as áreas rurais de interresse social em áreas urbanas, sem a necessidade da licença ambiental.

Uma das noticias que mais agradou os moradores, foi a vendas dos terrenos. Segundo o governador, as famílias que ganham até três salários mínimos não precisarão pagar pelas terras. E os que ganham acima deste valor, irão pagar o preço menor do que do praticado no mercado, dividido em várias vezes. O dinheiro arrecadado com as vendas dos lotes será rinvestido em infra-estrutura da cidade.

A transformação agradou os moradores. O servidor público Círio Francisco, 62 anos, mora na cidade há 18 anos. Para ele, como nenhum morador tem escritura, a criação da satélite vai acelerar o processo. “Mesmo que tenhamos que pagar pelos lotes, agora os moradores terão seus direitos garantidos”, disse.



Com Vicente Pires, Taguatinga acaba de perde o seu 4º bairro de sua região. O primeiro foi Ceilândia, depois Samambaia e por último Águas Claras.


Fonte: Tribuna do Brasil, Correio Braziliense e Jornal de Brasília

Nenhum comentário: