domingo, 24 de maio de 2009

Melhorias para setor da cidade

Após onze anos de reivindicação, os empresários do Setor de Materiais de Construção de Ceilândia finalmente receberam infra-estrutura no local. O governador José Roberto Arruda inaugurou, neste sábado (23), 80 mil m² de pavimentação, 2,3 quilômetros de drenagem pluvial e 11,6 quilômetros de meio-fio na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). As obras custaram R$ 12,2 milhões e deverão incentivar novas empresas a se instalarem na área, aumentando a geração de empregos.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), existem na ADE 429 lotes disponíveis, mas apenas 286 empresas estão funcionando – destas, somente 92 cumpriram as metas necessárias para conseguir a escritura do GDF. Durante a inauguração, o presidente do Distrito Industrial de Ceilândia, René Fernandes, pediu ao governador e ao vice Paulo Octávio maior incentivo à implantação de novas empresas no local, para evitar a especulação dos terrenos. O assunto será discutido entre empresários e Paulo Octávio na tarde da próxima segunda-feira (25), no Centro Administrativo de Taguatinga. O governo deverá fazer um levantamento para definir quem poderá permanecer com os lotes.

“Já investimos aqui R$ 10 milhões em infra-estrutura, agora é preciso que os empresários também façam a sua parte e gerem empregos. Acabou a desculpa. Quem estiver especulando nós vamos tomar o lote e vender para quem quer gerar emprego”, afirmou Arruda, ressaltando que reduzir o número de desempregados é uma das metas do GDF. Ele destacou que atualmente há 1.723 canteiros de obras espalhados por todo o DF, que geram mais de 50 mil postos de trabalho.

Segundo dados da Sdet, as empresas do Setor de Materiais de Construção empregam 1.692 trabalhadores. Para Paulo Octávio, o potencial é grande. “Esta é a única área preparada para receber grandes empresas nos próximos cinco anos”, afirmou o vice. Ele pediu ainda aos empresários que ajudem o governo a fiscalizar a mudança de destinação de uso dos terrenos, denunciando a construção de quitinetes nos espaços voltados para a produção industrial.




Para os empresários que atuam nesta ADE de Ceilândia, o asfaltamento e a rede de águas pluviais deve melhorar o volume de vendas. “Com a pavimentação os compradores começaram a vir mais aqui, a comprar mais. As vendas aumentaram em 40%”, afirma Sônia Lima, proprietária da Pré-Moldados 3 Irmãos – primeira empresa a se instalar no setor, em maio de 1998. O negócio vai tão bem que ela pretende apresentar uma proposta ao GDF para expandir sua fábrica. “Esta obra também valorizou os terrenos”, comemorou Sônia, que emprega 70 pessoas.



Fonte: Agência Brasileira de Notícias

Nenhum comentário: