segunda-feira, 21 de março de 2011

O Nordeste é aqui!!!

Os corredores da Feira Central de Ceilândia ficam lotados nos fins de semanas. Caminhar por entre os 400 boxes é descobrir as origens do povo que fez a cidade crescer. E para encontrar essas raízes é só seguir os aromas dos pratos típicos mais consumidos pelos moradores. “Eu sou filho de piauiense com cearense. Meu pai começou aqui na feira no início. A gente foi crescendo junto, fui aprendendo. Depois ele saiu e eu fiquei aqui”, conta o feirante Francisco Pinho de Souza.

Aos 81 anos, o cantor de vaquejada Antônio Machado da Silva se sente mais perto da Paraíba quando passa na Feira de Ceilândia. “A terra da gente a gente não esquece nunca. Dá saudade, não dá?”, diz. O porteiro Francisco Brito vai sempre na feira e diz que lá é possível encontrar de tudo. “Toda coisa que você quiser aqui você encontra. De cheiro verde até mulher”, afirma bem humorado.

Dona da maior banda de temperos da feira, Laurita Pereira dos Santos, veio do Nordeste há 39 anos, quando Ceilândia mal tinha começado. “Era difícil demais, porque naquele tempo quase não tinha mulher e a gente nem podia botar a cabeça pra fora na rua. Era perigoso”, relembra.

O futebol também é uma atividade obrigatória na agenda de fim de semana dos ceilandenses. Dezenas de pessoas se reuniram ontem para assistir à semifinal do 19ª campeonato de futebol society da cidade. O torneio é divido em seis categorias e tem 127 times inscritos, num total de mais de 2,5 mil atletas. “Todo mundo vem para curtir, para participar, sem violência, sem guerra, sem nenhum problema! É um local de festa, de encontro, de celebrar o aniversário da cidade”, afirma o organizador do campeonato, João Cléber de Araújo.





Mais festa pelos 40 anos

O aniversário de 40 anos de Ceilândia será comemorado no dia 27, mas a cidade já está em clima de festa. A partir desta segunda-feira (21), a Rede Globo, em parceria com o Sesc, está promovendo diversas atividades de esporte, lazer e saúde no estacionamento da Feira Central.

O gerente do Sesc-Ceilândia, Edson Gil, destaca que os moradores poderão acompanhar palestras sobre tabagismo, obesidade e câncer de mama. Eles poderão também fazer uma avaliação física completa. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas entre as 9h e as 17h.



Fonte: Rede Globo aqui e aqui

2 comentários:

edi disse...

CEILÂNDIA JÁ FOI, HÁ TEMPOS A CIDADE MAIS NORDESTINA DE BRASÍLIA OU DO BRASIL.EU ACHO QUE JÁ DEVERIAM ACABAR COM ESTE ROTULO.

edi disse...

CEILÂNDIA JÁ FOI HÁ TEMPOS A CAPITAL DO NORDESTE.ACHO QUE JÁ ESTA NA HORA DE ACABAR COM ESTE ROTULO.