domingo, 20 de março de 2011

Casa do Cantador é referência no DF

Foi da insistência dos cantadores que se apresentavam pelas ruas da cidade que nasceu a Casa do Cantador. Essa foi a única vez que os traços de Oscar Niemeyer ultrapassaram os limites do Plano Piloto e foi assim que as curvas do arquiteto foram erguidas em Ceilândia, 25 anos atrás.

A Casa do Cantador virou ponto de encontro de quem é nordestino e de quem trouxe o Nordeste para o cerrado no coração. Nessa sexta-feira (18) foi a noite com os repentistas: a fusão da música com a literatura de cordel - o som de um sertão e de um agreste tão distantes daqui. “Mostrando a presença do nordestino. É muita emoção esse encontro. A gente vem em família porque a gente se sente em família”, fala o representante comercial Joseli Rodrigues.

A arte de criar e improvisar fez João Santana trocar a engenharia florestal pela viola. Filho de pai goiano e mãe nordestina, o repente fez parte da infância dele e faz parte da saudade dos outros. “Esse pessoal que teve o primeiro contato com o repente lá na sua origem, no sertão, traz muito o tema de saudade”, conta João. “Lembro do meu pai e de minha mãe, pois eles gostavam muito”, diz a bordadeira Célia Santana.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: