quarta-feira, 2 de março de 2011

Vandalismo em parque infantil

Em janeiro, a Redação Móvel mostrou a situação de muitos parquinhos infantis do DF - alguns estavam abandonados em plenas férias escolares. Segundo a administração de Ceilândia, 14 parquinhos já foram reformados e outros dez devem ser restaurados nos próximos meses. A comunidade comemora as mudanças, mas reclama que, em alguns casos, tem gente precisando aprender a preservar o patrimônio que é de todos.

O parquinho da QNP 28 foi reformado, mas foi quebrado por vândalos. A administração está fazendo novos reparos no local. “É a segunda vez que eles estão consertando. A população precisa ter consciência”, alerta o aposentado José Caetano Rodrigues.

Na QNP 14 do P Sul, o mato foi cortado, as árvores foram podadas e a praça está mais limpa. Mas as melhorias não foram suficientes para atender as necessidades dos vizinhos da quadra. Segundo moradores, quando chove, o parquinho fica cheio de poças d’água.

“A gente precisa de uma drenagem adequada na área do parquinho. Nós temos uma quadra de vôlei de areia que também precisa de uma nova drenagem, além de areia adequada para o local”, diz o servidor público Francisco da Silva.

De acordo com o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida, os reparos serão feitos. “Nós vamos fazer o campo de areia, instalar a academia, cobrir o muro da escola com grafite e instalar um novo parque do outro lado da quadra. Juntamente com a Novacap, faremos todo um trabalho de recuperação do sistema de drenagem do campo e do parque”, planeja.

O administrador disse ainda que a restauração e a implantação do novo parquinho serão concluídas até o dia 10 de maio.

O parquinho da QNP 05 também foi visitado pela reportagem em janeiro. Na época, ele estava com os brinquedos quebrados, não havia condições das crianças brincarem no local. Todos os brinquedos foram recuperados, mas o mato continua alto e chega a invadir o parquinho. “É preciso cortar o mato e instalar uma academia para pessoas idosas”, avalia a autônoma Shirleide de Oliveira.

A situação do parquinho da QNP 28 era semelhante. Os balanços estavam quebrados, os brinquedos enferrujados. Hoje, o espaço foi restaurado e o mato, cortado. Os brinquedos são novos e reformados. “Eles pintaram, consertaram os balanços, ficou bem melhor”, elogia a universitária Valéria de Castro.

A Administração de Ceilândia se comprometeu a cortar o mato alto do parquinho da QNP 05.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: