quarta-feira, 2 de março de 2011

Novacap pode multar construtora de campus

A Novacap vai multar a empresa UniEngenharia caso o primeiro prédio da UnB Ceilândia não fique pronto até o fim de março. A Unidade de Ensino e Docência (UED) tem oito laboratórios e um auditório que precisam ser utilizados no primeiro semestre de 2011. Até agora, existe previsão de entrega de apenas quatro laboratórios antes do carnaval, que serão montados até o início das aulas.

A preocupação com o ritmo das obras foi repassada à Novacap - responsável pela construção do novo campus - pela diretora da UnB Ceilândia, Diana Pinho. "A expectativa de começar a ocupar pelo menos a UED é muito grande entre os alunos", diz Diana. "Eles têm medo de terminar o curso sem aproveitar todo o potencial da nova sede".

"Se eles não cumprirem o prazo, serão penalizados", afirma Maruska de Holanda, diretora de Edificações da Novacap. O segundo prédio, que deveria ficar pronto em março, também é motivo de preocupação. Segundo Diana Pinho, o ritmo dos trabalhos é muito lento. "Parece que a empresa não tem capital nem crédito para contratar mais trabalhadores e acelerar as obras", diz Alberto de Faria, diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) da UnB.

Na reunião com a professora Diana, a diretora da Novacap também anunciou que depois do carnaval vão começar as obras da calçada de acesso e do estacionamento do campus da Ceilândia. O prazo para finalização dessas obras é de dez dias.

Neste semestre, serão usados apenas os laboratórios da nova sede. As salas de aula continuarão no Centro de Ensino Médio nº 4 e na Escola Técnica da Ceilândia. São 14 salas e dois auditórios, espaço pequeno para quase 1.500 alunos. "Temos uma taxa de ocupação das salas de 90%, enquanto no campus Darcy Ribeiro essa taxa é de 60%", afirma a diretora. "Nosso espaço atual foi planejado para durar até o 4º semestre, e já estamos indo para o 6º". O deslocamento do Centro de Ensino para a nova sede será feito por um ônibus da UnB.

Segundo Diana Pinho, a falta de espaço reflete-se diretamente na oferta de disciplinas optativas. "Já oferecemos algumas no horário de almoço, mas é uma oferta mínima", afirma. "No próximo verão, vamos oferecer um número maior dessas disciplinas, que enriquecem o curriculo do estudante".

Na próxima quinta-feira, haverá uma reunião entre a UnB, Novacap e UniEngenharia para acertar os detalhes da entrega do prédio. Há inclusive a proposta de comemorar o aniversário de Ceilândia, no dia 27 de março, já no novo campus. Nesta quarta-feira, às 10h, haverá um encontro com os alunos para explicar como será o início do semestre.



Fonte: Mais Comunidade

Nenhum comentário: