terça-feira, 1 de março de 2011

Nossa vizinha, Dilma, apoia SP para a Copa 2014

O fim de semana trouxe um banho de água fria nas pretensões de Brasília de sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Embora a capital mantenha-se na briga pelo direito de receber a primeira partida do Mundial e prometa grandes investimentos em segurança e infraestrutura — além da reforma completa, já em curso, do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha —, a presidente Dilma Rousseff demonstrou, na última sexta-feira, que a preferência do governo federal é mesmo ver a abertura do torneio na capital paulista, coincidindo com as intenções de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa 2014.

A inclinação do Planalto pela capital paulista desconsidera até aspectos partidários — uma vez que o governador do DF, Agnelo Queiroz, é do PT, mesmo partido de Dilma, que se alia a um governador tucano nesse assunto, Geraldo Alckmin, de São Paulo — e também estruturais.



Ao contrário de Brasília, cujas obras estão de acordo com o cronograma e mantêm a expectativa de entrega do Estádio Mané Garrincha em dezembro de 2012, na cidade rival os trabalhos para erguer o estádio do Corinthians, em Itaquera, principal cotado para sediar a abertura da Copa, nem sequer começaram. Na verdade, o projeto arquitetônico ainda não foi aprovado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que vetou a primeira proposta do Corinthians por questões técnicas.

Perdendo força na disputa pela primeira partida, Brasília pode ver outra cidade repartir com São Paulo as atenções da abertura da Copa, ficando, assim, completamente fora dos holofotes. Salvador, que já havia demonstrado interesse em brigar pelo jogo de estreia do Mundial, pretende aliar-se aos paulistas em uma bela jogada de marketing: São Paulo ficaria com o primeiro duelo, e Salvador receberia a festa inaugural do torneio. A ideia é vista com bons olhos pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que é baiano e sempre explicitou sua preferência por São Paulo abrir a Copa do Mundo.





Por meio de uma nota, o Governo do Distrito Federal disse ontem que não desistiu de receber a primeira partida da Copa, apesar de a Presidência da República, o Comitê Organizador da Copa 2014 e o Ministério do Esporte preferirem abertamente São Paulo.

“O Governo do Distrito Federal continua empenhado nos preparativos para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Apesar de respeitar a opinião de todos e também a capacidade dos outros estados, está convicto de que Brasília é a unidade da Federação que tem mais condições técnicas para atender todas as exigências da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial. O Estádio Nacional de Brasília será entregue para a Copa das Confederações (em 2013) e isso será um grande teste. Brasília tem todas as condições favoráveis, seja por questões estratégicas, como segurança e proximidade de hotéis, como também pela presença do corpo diplomático que já está todo aqui para receber as delegações de chefes de Estado. Por fim, é preciso ressaltar que a abertura desses eventos, tradicionalmente, ocorre nas capitais do países”, informou a nota.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: