quinta-feira, 24 de março de 2011

Disponibilidade para mudanças

Quando ainda morava em Palmas (TO), a vida do lanterneiro Manoel Carvalho de Amorim foi dividida em dois capítulos: antes e depois do crack. Ele era dono de uma oficina que ficava ao lado de uma boca de fumo. “Um dia tive curiosidade de conhecer e o que normalmente acontece é que uma vez é suficiente [para viciar]”, lembra.

Cinco anos foram suficientes para que Manoel perdesse tudo o que tinha para a droga. “Entrei no crack e, dentro de cinco anos, eu fumei a oficina toda! A oficina e os dois carrinhos que tinha viraram tudo fumaça. Cheguei a vender o padrão da energia de casa para comprar droga”, conta.

Sem ter mais o que perder, ele decidiu tentar escrever outro capítulo em sua vida, o da recuperação. “Nós não nascemos para fumar droga. A droga destruiu, mas, graças a Deus. eu quis mudar de vida. Eu não quis fazer parte desse time de escravos.”

Manoel se mudou para Brasília e hoje é um dos alunos do grupo Força para Vencer, um projeto criado há 22 anos por um pastor evangélico onde usuários de drogas eles reaprendem a viver. As famílias doam o que podem e o que não falta é a certeza de que cada um que pede ajuda merece ser ajudado.

“Todos têm salvação, só depende do querer dele, da força dele. É grandioso, é precioso ver uma vida recuperada. É assim um como um prêmio, uma satisfação”, afirma a pastora Vanécia Gomes de Oliveira.

No Centro Educacional 24 de Ceilândia, os estudantes aguardam com ansiedade a chegada dos cantores de rap da cidade. “Nós falamos do dia a dia deles, da realidade deles. Da realidade do pai desempregado há oito meses, que não consegue arrumar um emprego porque não tem grau de escolaridade. Excluído do sistema, ele acaba se afogando num copo de cachaça. O rap é muito forte, mas o governo faz vista grossa, não valoriza. Se tivesse ouvido o pessoal do hop hop há 20 anos atrás, quando falávamos do crack, hoje não estava a cracolândia lá na Ceilândia, porque tinham tomado uma providência”, destaca o rapper Marquim do Tropa.

Foi na periferia novaiorquina nos anos 70 que o break ganhou as calçadas. Hoje, a dança da periferia usa a Praça do Cidadão em Ceilândia como palco. “Historicamente, a gente sempre falava que queria tirar o jovem da rua, mas a gente nunca conseguiu, porque a rua é o espaço natural das comunidades, inclusive de Ceilândia. A gente resolveu em vez de tirar o menino da rua, ocupar essa rua e transformar esse espaço num espaço saudável”, explica o coordenador da Central Única de Favelas (Cufa), Max Maciel.

Os resultados estão nos rostos e na língua dos jovens da cidade. “A gente melhor do que treinar lá dentro, isolado, sendo que ninguém está vendo a nossa cultura. Aqui fora é melhor para as pessoas olharem e perderem um pouco do preconceito”, conta Emerson de Oliveira Cardoso, de 16 anos, do Grupo DF Zulu.

Em Ceilândia Norte, as portas do projeto Sou da Paz, Não Curto Violência foram abertas à comunidade depois de uma tragédia na vida do professor de caratê Severino da Silva. “Meu irmão caçula faleceu de uma overdose em 1991. O pulmão dele não aguentou e explodiu, foi morte instantânea”, relata.

Faixa preta, Severino se apoiou nos fundamentos das artes marciais para golpear o efeito das drogas e para tentar salvar o maior número possível de jovens da comunidade dele. O projeto começou há 11 anos, com apenas dois alunos. Hoje ele já treinou mais de mil. “O esporte incentiva o jovem já de criança a praticar e a pessoa com o tempo vai criando disciplina, respeito pelo próximo”, avalia Carlos Alberto de Melo, de 23 anos.

O espaço é cedido pelo governo, mas o prédio é velho. A luz foi cortada há um ano. Mesmo assim, Severino não desiste. E é fácil entender a motivação dele. “Tem um amigo meu que começou assim: ele na escola queria ser popular, começou a ser envolver com as pessoas erradas, começou a se envolver com drogas, começou a vender, arrumou briga com gangue.Teve que acabar saindo do DF, porque se ele ficasse aqui ele ia ser morto. Talvez se houvesse mais projetos aqui em Ceilândia nas escolas, nos locais públicos, talvez a gente conseguisse salvar muitas pessoas”, opina Maria Aparecida da Costa de 16 anos.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: