quinta-feira, 10 de março de 2011

Agente do Detran foi afastado

A suposta extorsão teria sido praticada contra Adilson Lima, de 26 anos, que foi parado numa blitz no centro de Ceilândia, na madrugada desta terça-feira (8). Ele foi reprovado no bafômetro, mas afirma não ter visto o resultado do teste - mesmo assim foi multado e teve a habilitação apreendida.

Ontem pela manhã, o motorista foi surpreendido ao receber uma ligação do vizinho do agente que fez a autuação. Ele teria dito que devolveria a carteira de habilitação, se Adilson pagasse R$ 500 em dinheiro - valor que chegou a R$ 400 após uma negociação. O local da entrega foi combinado, mas Adilson avisou ao sogro, que é cabo da Polícia Militar e pediu apoio aos agentes da PM que estavam no posto de plantão.

“Eu entreguei o dinheiro para ele só que quando meu sogro o abordou, eu puxei o dinheiro de volta, com medo de ele correr. Só que o policial fardado que fez a abordagem pegou ele com meu documento na mão ainda”, relata Adilson.

O vizinho do agente de trânsito foi preso em flagrante em um estacionamento na QNN 2, em Ceilândia. Ele disse que não pediu dinheiro e que estava fazendo um favor para o amigo ao devolver a habilitação de Adilson. “Não caberia ao agente de trânsito decidir a forma como ele ira entregar a documentação e, sim, seguir exatamente o que a legislação determina”, explica o delegado Marco Antônio de Almeida.

O Detran já abriu investigação, e o servidor foi afastado das ruas e agora presta serviços administrativos. “Se verificado que ele teve culpa, que realmente houve a tentativa de extorsão, ele será condenado a uma penalidade de suspensão até de demissão se for o caso”, destaca o diretor do Detran, José Alvez Bezerra.

O agente deve responder pelo crime de concussão - extorsão cometida por funcionário público - e também por deixar de praticar a lei. A pena pode chegar a oito anos de reclusão mais multa.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: