quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Trote socioambiental

A Universidade de Brasília – Campus Ceilândia, em conjunto com os Centros Acadêmicos dos seus cinco cursos (Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia), e o Projeto de Extensão “Construindo Ambientes Saudáveis” realizaram nessa quarta-feira (16/09), o “Trote Socioambiental”.

O “Trote Socioambiental” objetiva, por meio de práticas sustentáveis, mostrar o “outro lado de Ceilândia”, sua face criativa, ousada e sociocultural. Foram plantadas 50 mudas de árvores do cerrado (ipês e ingás) de modo a contarmos no futuro com uma alameda de árvores que garantirão sombra do ponto de ônibus até o acesso ao Campus provisório e ao Centro de Ensino Médio número 4.

Os calouros irão efetivar o plantio e a manutenção das plantas até a mudança para o novo Campus (que se dará em 2010) sob a supervisão dos veteranos. Cada grupo de 5 calouros irão se responsabilizar por cuidar de uma árvore. Caso ela não vigore, eles terão que plantar mais duas ao longo do ano. Todo o trabalho dos calouros será monitorado de perto por grupos de veteranos que se responsabilizarão por acompanhar um determinado grupo de calouros.

Durante a atividade estará sendo filmado um documentário que irá concorrer ao prêmio “Curta o Trote”, fomentado pelo Decanato de Assuntos Comunitários da UnB. Seu objetivo é estimular práticas saudáveis de acolhida de novos estudantes.

A data do trote foi intencionalmente pensada para se aproximar da semana da árvore (21 ao dia 26 de setembro) visando fomentar a discussão da questão ambiental e que essa ganhe força no cenário distrital.

O segundo momento do trote se dará com a distribuição de 500 canecas do Programa da Agenda Ambiental da UnB para os participantes da comunidade acadêmica que participarem do Trote Socioambiental. O intuito de distribuir as canecas visa a eliminação do uso de copos descartáveis por professores, técnicos e estudantes. A caneca é confeccionada com material antiaderente e de fácil manutenção para higienização. Os calouros também receberão o Kit Calouro da UnB.

Concomitante ao trote solidário estará sendo feita uma campanha de arrecadação de materiais recicláveis, com inicio na quarta-feira (16/09) e encerrando na sexta-feira 918/09) com a doação para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Ceilândia.

As mudas serão cedidas pela Administração Regional de Ceilândia, que autorizou o plantio. As canecas serão fornecidas pelo Núcleo da Agenda Ambiental da UnB

Finalmente, convocamos a toda comunidade acadêmica e sociedade para participar dessa atividade visando a construção e manutenção de ambientes mais saudáveis.


Prof. Fernando F. Carneiro


Fonte: Blog da Fátima

Nenhum comentário: