sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ônibus incendiados

O tumulto começou por volta das 5h. As pessoas atearam fogo em dois ônibus que já estavam na divisa, esperando passageiros para seguir rumo ao Distrito Federal. A DF-128 foi fechada. Só era possível sair ou entrar em Planaltina de Goiás por Sobradinho ou Formosa.

Quando os bombeiros chegaram, os ônibus já estavam destruídos. A polícia acompanhava o grupo de longe. Em dois momentos, os passageiros tentaram virar um ônibus. Primeiro, empurrando. Depois, usando cordas. Como não conseguiram, voltaram a atear fogo na parte que ainda restava do veículo.

O motivo do protesto

As manifestações contra o aumento de passagens em Planaltina de Goiás começaram em julho, quando foi anunciado o aumento de 6,21% nos preços das tarifas de ônibus semi-urbanos e interestaduais.

O aumento gerou protestos em Planaltina de Goiás e a prefeitura fez um acordo com o GDF. Desde o início de agosto, os passageiros eram levados de graça até a divisa, onde pegavam ônibus rumo ao DF por R$ 3, ou seja, R$ 1,26 a menos do que a passagem normal.

A medida foi considerada insustentável pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que sugeriu integrar o transporte do Entorno com o do DF. A proposta foi discutida em reunião na Residência Oficial de Águas Claras, com a participação dos governadores do DF e de Goiás, de prefeitos do Entorno e do diretor da ANTT.

Nessa quinta-feira (10), a Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público e suspendeu o transporte de passageiros feito de graça pela Prefeitura de Planaltina de Goiás até a divisa com o DF, por considerar que o terminal improvisado coloca em risco motoristas e passageiros.




A situação vai ser discutida numa reunião agendada para hoje à tarde, na sede da ANTT. O prefeito de Planaltina de Goiás, José Neto, vai participar do encontro em Brasília.



Assista ao vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Rede Globo, Correio Braziliense, Jornal Coletivo, Jornal Local, Band Cidade e Rede Record

Nenhum comentário: