quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aluguel de bicicletas pode funcionar neste ano

O projeto que prevê o aluguel de bicicletas para a população do Distrito Federal está mais próximo de ser implantado. O contrato deve ser assinado em outubro com a única empresa que participou da licitação. A Secretaria de Transportes (Setrans) estima que o serviço esteja disponível ainda neste ano, pelo menos na área central de Brasília, onde serão construídas 11 estações. De forma geral, a empresa terá o prazo de 15 meses para construir 50 pontos de locação de bicicletas, após a conclusão da licitação.

Já o preço do aluguel das bicicletas pode não ser atrativo para o usuário do transporte público e pode atrapalhar a adesão ao novo meio de transporte (veja a opinião da população ao lado). O valor da hora da locação poderá girar em torno de R$ 3, mesmo preço de parte das linhas de ônibus urbanos do DF.

Apenas a empresa Serttel Ltda participa da concorrência. A proposta de preço – estimado em R$ 636.544,80 – deverá ser aberta em oito dias e a assinatura do contrato deve ocorrer até o início de outubro. O cronograma do edital estabelece que a área central da cidade seja contemplada em até três meses e, por isso, a secretaria pretende agilizar o processo para que este prazo seja mantido. As Asas Sul e Norte, o Parque da Cidade, Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia também serão contempladas.

Segundo o órgão, a construção de ciclovias viabilizará a utilização das bicicletas como meio de transporte. A previsão é de que até o fim de 2010, 300 km de ciclovias sejam construídos. No entanto, parte das áreas que serão contempladas com as estações não possuem espaço físico para a construção, como é o caso da W3. Nestes locais, o secretário Alberto Fraga avalia que a alternativa é implantar faixas exclusivas para ciclistas.



Fonte: Jornal Coletivo, ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: