quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Filme feito no DF

No ano do seu cinquentenário, Brasília deve ganhar as telas de todo o país por meio de um dos maiores clássicos do rock candango e nacional. Com previsão de lançamento até dezembro de 2010, Faroeste Caboclo, o longa-metragem, será ambientado no Distrito Federal do fim da década de 1970, onde e quando Renato Russo escreveu a música homônima. O roteiro procura ser fiel aos versos da letra(1), sucesso da Legião Urbana, que retrata a violência e as desigualdades brasilienses de 30 anos atrás, tendo como protagonista o personagem João de Santo Cristo.

A filmagem está prevista para começar em maio, com finalização em sete semanas. Tendo como diretor o brasiliense René Sampaio, grande parte do elenco será do DF. Os nomes ainda não estão definidos. “Já fizemos teste de elenco na Bahia, Rio e São Paulo. Ainda faltam Belo Horizonte e Brasília”, avisa a produtora Bianca De Felippes. Ela representa a Gávea Filmes (RJ), que divide a produção do longa com a República Pureza (RJ) e a Fogo Cerrado Filmes (DF).

Os produtores compraram um fonograma da música-tema com a voz de Russo para fazer arranjos e orquestração, uma versão inédita de Faroeste Caboclo, encontrada pelo jornalista e produtor musical Marcelo Fróes. Localidades do DF não citadas na canção também devem servir de locação, pois, segundo o diretor René Sampaio, os cenários de algumas regiões sofreram muitas transformações, como construções com características muito diferentes das que existiam na década de 1970.

René conta que São Sebastião, por exemplo, tem grandes possibilidades de ser escolhida para abrigar a locação onde será reconstruído cenograficamente o Lote 14 da Ceilândia, terreno em que ocorre o duelo final entre os protagonistas da música. “Será uma pequena cidade cenográfica. Mas, devido aos diversos locais que teremos que filmar, o comércio de Ceilândia, e Taguatinga, a Praça do Relógio, o centro histórico de Planaltina, entre outros pontos, deverão ter locações também”, explica.

O diretor acredita que todo o DF vai se ver nas telas de cinema com Faroeste Caboclo. “O filme mostrará os contrastes sociais da época e que, infelizmente, ainda são muito atuais. É um filme que se passa tanto no ambiente e na cena rock dos anos 1980, como nos forrós e soul music que agitavam a periferia e as cidades satélites. Estamos retratando o encontro desses dois mundos. Mas focado na história de amor de João do Santo Cristo e Maria Lúcia. Um bandido encantador que se apaixona e tenta largar o crime por amor a uma menina forte, mas pura e sonhadora.”



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: