sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vacinação contra a dengue

O Ministério da Saúde lançou ontem a estratégia de vacinação contra a influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, ou simplesmente gripe A. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que adultos saudáveis na faixa etária de 30 a 39 anos foram incluídos no grupo de risco e serão vacinados. A etapa de vacinação será do dia 8 de março até o dia 7 de maio e terá cinco fases.

A estratégia nacional de vacinação pretende reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis. Além do novo grupo, serão vacinados trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, crianças de 6 a 23 meses, jovens de 20 a 29 anos e doentes crônicos.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão da população de 30 a 39 anos foi devido ao grande número de hospitalizações e mortes nessa faixa etária. “O critério é proteger os grupos mais frágeis e aqueles que têm mais risco de adoecer e de morrer”, explicou o ministro. Para incluir o grupo, foi necessária a compra de mais 30 milhões de doses da vacina, com custo de R$ 300 milhões, liberados por Medida Provisória. Cerca de 29 milhões de pessoas do novo grupo serão imunizadas. Segundo o ministro, outro fator que possibilitou a inclusão dessas pessoas foi o baixo preço da vacina. “A oferta mundial de vacinas possibilitou a aquisição para inclusão do novo grupo. Milhões já foram aplicados na estratégia.”, disse Temporão.

Serão disponibilizadas cerca de 113 milhões de doses da vacinas contra a influenza A, totalizando um investimento de R$ 1 bilhão. Além do DF a vacinação passará por mais 26 estados. A expectativa é imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas. “Será a maior estratégia de vacinação do Brasil. Por isso é necessária a colaboração e mobilização da população brasileira, para garantir o êxito dessa proteção”, disse.
Temporão informou que o número de laboratórios para diagnosticar a doença foi dobrado e que, apesar dos esforços para a proteção da doença, é importante que a população mantenha os hábitos de higiene para amenizar o risco de transmissão da gripe. A influenza A é uma doença que leva à morte e pode ser confundida com a gripe comum, já que os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de cabeça e no corpo.





A primeira fase de vacinação, que vai imunizar profissionais da saúde e a população indígena, vai de 8 à 19 de março. Do dia 22 de março a 2 de abril, a estratégia atenderá grávidas (em qualquer período de gestação), crianças de 6 a 23 meses de idade e pessoas com problemas crônicos (doenças respiratórias, asmáticos, doenças pulmonares, diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos do grau 3). A terceira fase inclui adultos de 20 a 29 anos e vai de 5 a 23 de abril. A quarta etapa é para os idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas, e vai de 24 de abril a 07 de maio. Os adultos de 30 a 39 anos serão o público alvo da quinta etapa, que vai de 10 a 21 de maio.

Os grupos de risco foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de enfermagem (ABEM), Conselho de Secretarias Estaduais (CONASS), entre outras sociedades científicas.

Do dia 24 de abril a 7 de maio, também se inicia a estratégia de vacinação contra o vírus da influenza sazonal - a gripe comum, realizada todo ano e direcionada aos idosos.




No Distrito Federal devem ser imunizadas um milhão de pessoas. “A vacina estará disponível em todas as salas de vacinação de todos os centros de saúde, que funcionarão em rotina normal”, esclarece Maristela dos Reis, diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Segundo ela, por enquanto serão disponibilizadas cerca de 1,1 milhão de doses de vacinas no DF. “Recebemos essas doses por etapas, de acordo com as fases de vacinação. O Ministério da Saúde estabelece um número especifico de vacinas para atender a demanda,” explica. Aqueles que fazem parte de qualquer um dos grupos de risco deverão comparecer, na data correspondente, ao posto de saúde mais próximo, com a carteirinha de vacinação e o documento de identidade. A vacina é contra-indicada para quem tem alergia a ovo.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: