sábado, 13 de fevereiro de 2010

Inclusão social e cultural

O projeto Jovem de Expressão, patrocinado pelo Grupo Caixa Seguros, é executado por duas organizações não-governamentais (ONGs), o grupo Azulim e o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal (Mismec), com apoio da Administração Regional de Ceilândia. Eles atuam na cidade, na Praça do Cidadão, desenvolvendo projetos para inserir os jovens nas atividades culturais e sociais locais.

“O investimento social em jovens é um bom negócio e dá resultado. O retorno é muito rápido nessa faixa etária. É o período da vida que eles podem buscar mudanças, por meio da capacidade produtiva que têm”, destaca o administrador regional, Leonardo Moraes.

O grupo cultural Azulim realiza dinâmicas de atração cultural com os jovens, durante as oficinas de arte-educação e empreendedorismo cultural. Já o Mismec/DF realiza a terapia comunitária adaptada ao contexto jovem, com objetivo de vivenciar e experimentar uma metodologia que leva à reflexão das suas histórias pessoais, valores e atitudes. Tudo, a fim de facilitar e entender os desejos de suas realizações futuras.

O projeto oferece oficinas artísticas e culturais, além de terapias comunitárias. O objetivo do programa é evitar que os jovens sejam expostos a situações de risco e violência e há várias atividades para atraí-los. Para participar das oficinas é necessário estar na faixa etária dos 18 aos 24 anos.

Mostrar aos jovens que há outros modos de pensar e agir numa sociedade organizada é um dos objetivos do educador social, João Batista, mais conhecido como "Sowtto". Professor de grafite, ele conta que a mudança no comportamento social dos jovens que passaram a fazer parte do projeto é gratificante e o reconhecimento vem da busca pelo conhecimento adquiridos por meio da arte.

De acordo com Sowtto, muitos já fizeram parte de gangues de pichação. No entanto, hoje eles trocaram os atos de vandalismo pela arte de grafitar. “Muita gente procura os meninos que fazem grafite e pagam pelo serviço deles”, completa.



Para ler na íntegra visite o site da fonte.


Fonte: Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: