terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Paulo Octávio sai

Paulo Octávio tentou reunir força política nos últimos dias, mas não conseguiu. Pior: se viu em total isolamento. Foi abandonado pelo próprio partido, o Democratas, que preparava sua expulsão para amanhã, quarta-feira. Ele deixou isso claro na carta de renúncia entregue no fim da tarde ao presidente da Câmara Legislativa pelo chefe de seu gabinete. Na carta, Paulo Octávio reconheceu que a administração está fragilizada e disse que, com a renúncia, espera apaziguar os ânimos.

A carta de renúncia de Paulo Octavio foi lida no plenário da Câmara às 17h30minh desta terça-feira (23). A renúncia não foi recebida com surpresa na Câmara Legislativa. Muitos deputados já não acreditavam nas indas e vindas de Paulo Octávio. À tarde, o ex-vice-governardor se desfiliou do DEM, o que levou à especulação de que ele deveria se manter no governo. Para outros deputados, a renúncia era tida como certa, uma vez que os pedidos de impeachment contra o governador em exercício já estavam tramitando na Câmara.



Conheça o governador interino do Distrito Federal:

Wilson Lima (PR), o novo governador do DF, passou o final da tarde reunido deputados e assessores no gabinete da presidência da CLDF. Sua assessoria de imprensa informou que ele não falaria com jornalistas. Em nota à imprensa, Lima declarou que assumiu interinamente o governo do DF e que não escolheu essa posição, mas vai assumi-la.

Ele disse que o povo de Brasília está desolado e comenta ainda a possibilidade de intervenção federal. Lima disse que esse é um momento de recolhimento e reflexão e que quer ser “apenas e tão somente um instrumento para a transição democrática entre o governo eleito e o outro governador eleito.”

Wilson Lima nasceu em Ceres, no estado de Goiás. Ele tem 56 anos e Ensino Médio completo. Lima já foi vendedor de picolé, frentista, mecânico, lanterneiro, pintor, balconista, cobrador de ônibus e sócio de uma rede de supermercados.

O deputado está no terceiro mandato e é filiado ao PR, o Partido da República o Partido da República. Mas já foi do Psd, do Ptb, do Pmdb e do Prona. No começo desse mês, Wilson Lima foi eleito presidente da Câmara Legislativa, com apoio do governador licenciado José Roberto Arruda. Leonardo Prudente (DEM), o presidente anterior da CLDF, renunciou após a divulgação de vídeos onde aparecia guardando dinheiro de propina nas meias.

Lima também sempre foi aliado do ex-governador Joaquim Roriz (PMDB). O deputado indicou apadrinhados para ocupar cargos em administrações regionais nos dois governos, em 2002, foi subsecretário de Alimentação e Promoção Social da Secretaria de Estado de Solidariedade no governo Roriz.

Wilson Lima sempre foi um deputado do chamado baixo clero, de pouca influência sobre os demais. Na semana passada, ele se adiantou aos fatos e falou como presidente da Câmara antes de assumir o cargo.



Fonte: Rede Globo, ClicaBrasília e CorreioBraziliense

Nenhum comentário: