quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Curso de biolavagem atrai participantes

Mais de cem lavadores e guardadores de carros participam, nesta quinta-feira (04), do segundo Curso de Biolavagem Automotiva. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e do sindicato da categoria e tem o objetivo de economizar água e evitar o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. As aulas são realizadas no Centro de Treinamento e Capacitação, no Guará,das 8h às 17h30.

A Biolavagem Automotiva ou “lavagem a seco” é uma técnica utilizada para lavar um veículo sem o uso da água. A solução utilizada contém uma mistura de ingredientes, incluindo agentes lubrificantes, surfactantes e protetores. Os surfactantes permitem que os agentes umectantes cerquem as partículas de sujeira, levando a emulsificação – a sujeira fica dispersa no líquido

Depois que o produto é pulverizado sobre a lataria, ele é retirado com uma toalha limpa e seca. Outra uma toalha é utilizada para polir o carro. Este tipo de lavagem é abastante utilizado nos Estados Unidos e na Europa. Ao lavar o carro usando balde e esponja, usa-se mais de 10 litros de água potável. Com uma mangueira, são gastos mais de 180 litros por lavagem. Um frasco de 1 litro da solução Aqualess economiza água e apresenta a vantagem de não ter adição de agentes químicos prejudiciais a natureza.

Lavadores com registro profissional, cadastrados pela Sedest e que já atuam nos estacionamentos públicos do Guará estão habilitados a participar do curso.



Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: