quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Opinião: Ceilândia confia

Nos 35 anos de existência profissional do Campeonato Brasiliense de Futebol, os moradores da cidade de Ceilândia estão confiantes de que este ano, um time da cidade levante o caneco pela primeira vez na elite candanga. A cidade tem dois representantes em 2010: Ceilândia e Atlético Ceilandense, que estão na primeira e segunda colocações, respectivamente. O feito foi realizado na oitava rodada: mesmo não jogando no estádio Abadião, as duas equipes conseguiram vencer e assumiram a ponta.

Com mais experiência na competição, o Ceilândia conseguiu a melhor colocação no ano de 2005, quando a equipe foi vice-campeã do torneio, ficando atrás do jacaré. O único título da equipe foi na segunda divisão brasiliense no ano de 1998. Título este, que a Ceilandense também já conquistou, no ano de 2009, desbancando o favorito Botafogo-DF.

As equipes trouxeram experientes e conhecidos jogadores do futebol brasileiro. O atacante Dimba desembarcou no Ceilândia, após ficar dois anos parado. E quem chegou na equipe da Ceilandense, foi o meia Esquerdinha, conhecido pelas atuações no São Caetano.

No início da competição, o Ceilândia, que acabou perdendo em casa para o Gama por 3 a 0, era apontado como um forte candidato ao rebaixamento. Na primeira rodada do returno, foi justamente em cima da equipe do Gama, que o gato conseguiu chegar ao topo da tabela, provando aos desconfiados que a equipe de melhor defesa do campeonato, soube calar os críticos, em campo.

A Ceilandense, que veio de uma conquista da segunda divisão, teve seu time praticamente desmontado. Os principais jogadores, junto com o treinador Gerson Vieira seguiram para o Gama, mas o treinador João Carlos Cavalo chegou e está fazendo um trabalho para provar a todos que o lugar do dragão é na primeira divisão. Antes do início do campeonato, a rubro-negra também era apontada como uma forte concorrente a voltar para a segundona. Hoje já divide opiniões.

Embalado pelo futebol apresentado por Douglas, lateral da Ceilandense, na ultima partida contra o Brasília no CAVE, um torcedor exaltado gritava na arquibancada que o treinador da seleção brasileira, Dunga, precisava ver Douglas jogando. Maicon e Daniel Alves que se cuidem.

Mas com o campeonato embolado, difícil é apostar em quais equipes vão cair para a segunda divisão e, mais difícil ainda, quem vai erguer a taça de campeão. Cada jogo tem sido uma batalha para ambos. E para se manter firme na competição, Ceilândia e Ceilandense jogam em casa na próxima rodada. O gato, enfrenta o badalado Brasiliense no sábado (20), as 16h e a equipe do dragão joga no domingo (21), contra o Dom Pedro, também as 16h.


Carlos Júnior Garcia


Fonte: Clube do Esporte DF

Nenhum comentário: