sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Comunidade prepara panelaço

O panelaço está marcado para 06 de março de 2010 e a concentração ocorrerá as 9h00

Local: em frente ao Centro de Saúde nº 01 da Ceilândia (QNM 17, ao lado do Hospital Regional da Ceilândia)


Os participantes são convidados a trazerem suas panelas e colheres para demonstrar sua indignação pelo caos que está a Saúde Mental no Distrito Federal!

Você já viveu ou já viu a situação de ter que ajudar alguém (familiar, amigo, vizinho, adulto, criança ou adolescente) que ficou fora de si ou teve um comportamento estranho ou é dependente de álcool ou outras drogas?

O que você fez? Chamou o Corpo de Bombeiros? Levou para o Hospital São Vicente de Paula ou HPAP? Buscou atendimento e não conseguiu?

O Ministério da Saúde criou em 2002 um serviço público e gratuito que trata as pessoas que estão vivendo esse tipo de sofrimento: o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. O CAPS é um serviço de atendimento em SAÚDE MENTAL (infância, adolescência e adultos) e Álcool e Drogas, que se caracteriza por ser aberto, comunitário e de atenção diária, tem o objetivo de substituir o atendimento para uma forma mais humanizada e diferenciada.

O Distrito Federal hoje está em penúltimo lugar na implantação dos CAPS no Brasil. E, como conseqüência disso, ocorre superlotação no serviço de saúde mental e a emergência psiquiátrica é usada como válvula de solução no cuidado dos transtornos mentais. Este quadro torna o atendimento deficitário e desumanizante, gerando apenas mais incapacidade e adoecimento.

Participe da luta pela implantação do CAPS na Ceilândia! Temos o Direito de ter CAPS na Rede de Saúde Mental do DF.


Participe do Panelaço em defesa da Política de Saúde Mental no Distrito Federal!



Fonte: blog Rede Social de Ceilândia

Nenhum comentário: