quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Deu a luz no banheiro do hospital

O Hospital Regional de Ceilândia não atendeu uma mulher grávida e ela terminou dando a luz no banheiro, na manhã desta quinta-feira (11). Poucas horas depois, outra mãe passava pela mesma situação.

A jovem de 24 anos chegou ao HRC por volta de 1h com contrações e a bolsa estourada. Segundo a equipe do hospital, mesmo estando na sala de espera, a moça foi monitorada por enfermeiros e médicos. Ela aguardou tanto tempo por não ter dilatação suficiente para dar a luz.

Por volta de 9h da manhã a mulher se levantou e foi até o banheiro. Um médico se dirigiu a sala de espera para chamá-la e acomodá-la em uma maca, mas era tarde demais. A moça terminou tendo a criança no chão do banheiro do hospital público, sem a menor assepsia.

O hospital declarou que esteve presente durante o processo de dilatação. O número de checagens de centímetros de abertura foi o habitual, já que demora um certo tempo para haver mais dilatação. No entanto, a mulher esperou por 8h para ser chamada por um profissional.

Nesta mesma manhã, por volta de 5h30, outra mãe chegou ao hospital. A mulher estava com a bolsa estourada e perdia muito líquido amniótico. No hospital não havia nenhum atendente nos guichês. Ao questionar sobre um médico, o marido da paciente soube que apenas um médico estava atendendo.

Até as 13h a mulher ainda não havia sido atendida. A direção do HRC disse que só se pronunciaria após a marcação de uma entrevista com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde. A diretora do hospital alegou que estava fazendo o acompanhamento das dilatações.



Fonte: ClicaBrasília e Rede Globo

Nenhum comentário: