sábado, 12 de dezembro de 2009

Uma tonelada de carne é apreendida

O Departamento de Defesa Agropecuária e Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) apreendeu na noite de sexta feira (11/12) e na manhã deste sábado (12/12) uma tonelada de carne clandestina de boi, porco e carneiro. A operação começou na BR-070, seguiu para P Norte, em Ceilândia e finalizou na Ponte Alta, no Gama. O transporte dos alimentos era feito sem refrigeração e nenhuma higiene. Três homens foram autuados administrativamente e, logo em seguida, liberados pelos fiscais.

De acordo com, o gerente de inspeção da Dipova, Wellington Magalhães Lopes, as carnes seriam vendidas a donos de bares e feiras do centro de Ceilândia por um preço menor, pois não há recolhimento de impostos. Durante o ano já foram apreendidas cerca de 70 toneladas de carnes clandestinas no Distrito Federal.

Ainda segundo o gerente da Dipova, o consumo dessas carnes pode trazer problemas a saúde, pois elas ficam expostos a fontes de contaminação, como o estepe do veículo, lonas e poeira. Esses alimentos podem transmitir doenças como a tuberculose, cisticercose, mais conhecida como solitária, e intoxicação alimentar e gastrointestinal.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: