segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Clodoaldo pretende melhorar marca

Correr a mais importante corrida de rua do Brasil para Clodoaldo Gomes da Silva não é nenhum mistério. Enquanto muitos atletas quebram a cabeça bolando estratégias para encarar um dos mais difíceis percursos do calendário, o brasiliense, natural de Ceilândia, torce apenas para estar num dia em que preparo físico e psicológico estejam em plena sintonia.

Já são 10 anos disputando a São Silvestre, período em que acumulou experiências e conquistas. Por isso, o resultado do dia 31 de dezembro vai depender, sobretudo, de uma combinação de tudo o que ele aprendeu até aqui. “Conheço muito bem o percurso. É uma prova que exige muito. Mas tudo vai depender do dia. Quem estiver melhor preparado físico e mentalmente vai se sobressair.”

Em muitos aspectos, a São Silvestre deste ano terá uma conotação de superação para ele. Há um ano, Clodoaldo se submeteu a uma cirurgia que o obrigou a diminuir o ritmo nas provas que o tornaram um dos competidores mais respeitados do país. Um problema no pé direito teve que ser tratado e ele deixou de disputar as principais competições do país em 2009.

Por isso, o corredor busca forças para fechar o ano em alto estilo e acredita que poderá superar os problemas que o atormentaram na temporada. “É apenas uma das dificuldades que estou transpondo. E acredito que vou conseguir isso de forma positiva. Foi muito difícil. Esse ano competi pouco. Tive que ter paciência para voltar no momento certo. Mas percebi que estou evoluindo. É uma melhora gradativa”, comemorou.

O animador é que em uma das poucas competições em que participou, Clodoaldo teve resultado expressivo. O título do Sul-Americano de Meia Maratona, conquistado em Assunção, no Paraguai, com o tempo de 1h04min09 lhe trouxe esperanças e o encheu de ânimo. “Isso me motivou muito. Venho de uma lesão e consegui ser campeão. Foi o resultado de muito treinamento”, afirmou. “Espero que reflita na São Silvestre e eu consiga melhorar minha marca e me sair bem.”

Vice-campeão da São Silvestre em 2006, Clodoaldo utilizou a prova do ano passado apenas como treino. Ele tinha pouco mais de um mês que havia feito a cirurgia no pé e, ainda assim, conseguiu chegar em 21º lugar. “Esse resultado me deu confiança. Se operado consegui isso, acho que agora posso me sair bem melhor.” Apontado como um dos favoritos, Clodoaldo demonstra tranquilidade para enfrentar mais uma São Silvestre, que este ano pode ser sinônimo de superação.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: