segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Balanços de Ceilândia

A cidade mais populosa do DF recebeu algumas mudanças nos últimos três anos. Foi atendida pelo metrô e, em abril de 2008, ganhou quatro estações e mais cinco quilômetros de linha. Duas vilas olímpicas estão em construção e devem ser entregues à população no primeiro semestre do ano que vem. Também está sendo erguido o prédio que abrigará mais um campus da Universidade de Brasília, implantando definitivamente o ensino superior na região administrativa.

100% Ceilândia - Os moradores da cidade optaram pela construção de uma faculdade distrital com novos cursos (enquete realizada pelo blog). O Campus da UnB tem cursos relacionados apenas à saúde.





As ações do governo são observadas, ainda, na regularização fundiária, com a legalização dos condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente, que, depois de anos de indiferença, passaram a contar com infraestrutura e receberam iluminação pública, escolas e postos policiais. Moradores de outros setores, como a Expansão do setor O, receberam as escrituras definitivas de seus imóveis.

100% Ceilândia - Não é culpa do governo atual, mas se os locais não tivessem sido invadidos e parcelados para venda, sem dúvida as pessoas talvez poderiam estar morando em um lugar muito mais organizado.





Cinco escolas foram construídas na cidade e 86 reformadas e ampliadas, inclusive com a construção de quadras de esporte em pelo menos 10 unidades da rede pública de ensino. Outra escola está em construção no condomínio Privê, em substituição à velha instalação de madeirite, e deve ser inaugurada no segundo semestre do ano que vem.

100% Ceilândia - A construção de uma escola de alvenaria no Privê deve ser exaltada mesmo.





O Shopping Popular abrigou pequenos comerciantes em um local mais seguro, além de oferecer comodidade aos consumidores. A pavimentação nos setores P Norte, quadras de 21 a 27, QNQ e QNR, que também receberam sistema de águas pluviais e meios-fios, mudou a vida de milhares de pessoas.

100% Ceilândia - O Shopping Popular foi inaugurado, mas os camelôs ainda invadem o centro. É todo dia briga de gato e rato - fiscalização/ambulantes - como seria bom um número maior de fiscais e PMs. A Feirinha do Rolo, ao lado do Restaurante Comunitário, cresceu, e ganhou até estacionamento - isto é muito vergonhoso!





Na área de esporte e lazer, o destaque fica por conta das vilas olímpicas do setor O e do Parque da Vaquejada. Os dois complexos esportivos com piscinas, quadras de esporte, ginásio, campos de futebol e pista de atletismo, entre outras instalações, serão utilizados por alunos da rede pública de ensino. Nos finais de semana, a entrada será liberada à comunidade. A cidade assistiu, também, à reforma e construção de quadras poliesportivas, praças, parques infantis, pistas de skate e iluminação de campos de futebol, beneficiando vários setores.

100% Ceilândia - O governo poderia aproveitar as áreas dos CEMs (Centros de Ensino Médio) e construir espécies de "Vilas Olímpicas" neles.





Nos últimos três anos, a segurança da cidade ganhou o reforço de oito postos policiais comunitários, instalados em pontos estratégicos. Ceilândia também contará com mais um quartel da Polícia Militar, obra anunciada durante a inauguração da reforma e ampliação da 15ª DP (Ceilândia Centro), em outubro deste ano. A 19ª DP (P Norte) também foi reformada.

100% Ceilândia - A criação do quartel é boa, desde que a polícia efetivamente atue. A Polícia Civil não mantem um atendimento adequado ao cidadão e a Polícia Militar não aparece para socorrer a população quando é solicitada. Deveria existir uma fiscalização para as duas polícias.





Fonte: Agência Brasília, Jornal Alô Brasília, Tribuna do Brasil e ClicaBrasília

Nenhum comentário: