quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Crack a sua porta

Ceilândia, 22h30. Jovens usam crack livremente. Com latas na mão, eles consomem a droga. A caixa de papelão serve pra disfarçar. Uma menina repassa a droga para outros na roda. E outros vão chegando. De repente, são sete pessoas na roda para se drogar. As imagens foram feitas por um morador de Ceilândia, que encara a mesma cena todos os dias.

“Não tem hora certa, seja de dia, de noite, tem gente usando droga, gente traficando, gente brigando por causa da droga, roubando por causa da droga”, relata o morador que fez as imagens.

O ponto escolhido pelos usuários fica a poucos metros da 15ª Delegacia de Polícia. Quando percebem que estão sendo filmados, os traficantes fogem. E o consumo de droga também é feito durante o dia.

E bem perto de onde o cinegrafista amador registrou o consumo e tráfico de crack, hoje a equipe do DFTV fez outro flagrante, às 16h. Três homens preparam a droga e acendem o cachimbo sob um cobertor. Diante do vício diário, os moradores andam pelas ruas com medo.

"É muito ruim, os nossos filhos não podem ir fazer uma compra porque tem medo", diz um senhor. "O drogrado não tem noção do que faz, noção do cidadão. Nós vivemos a síndrome do medo", afirma um outro senhor.


“A polícia está presente na região. Mas a Ceilândia é muito grande, são 600 mil habitantes e não podemos ficar só naquela área”, explica o coronel Amorim, Comandante do 8º Batalhão.

Nessa quarta-feira, dia 16, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Nunca experimente o crack, ele causa dependência e mata”. Um alerta sobre os perigos da droga. O público alvo são jovens de 15 a 29 anos de todas as classes sociais.



Fonte: Rede Globo, Mais Comunidade e Rede Record

Nenhum comentário: