quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Campanha contra a polio será lançada em Ceilândia

O lançamento da segunda etapa da Campanha contra a Poliomielite, no Distrito Federal, será realizada às 8h em posto de saúde de Ceilândia, no próximo sábado (14), conforme anunciou hoje o subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec Rezende. A Secretaria de Saúde pretende imunizar contra a paralisia infantil 95% da população-alvo, que são hoje de 210.040 crianças menores de 5 anos. Todas as crianças nessa faixa etária, mesmo as que já tenham tomado a vacina anteriormente, devem participar dessa segunda etapa da campanha. Segundo o subsecretario, as crianças podem receber a dose mesmo sem o cartão de vacinação.

No DF, a campanha vai contar com 345 postos de vacinação, que funcionarão, das 8h às 17h, nos hospitais regionais, centros de saúde, escolas, supermercados e shoppings, além de unidades volantes. Serão distribuídas 300 mil doses para todos os postos onde trabalharão 2.518 funcionários da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Departamento de Trânsito do DF (Detran), com o apoio de 150 viaturas. Na área rural os Postos de Saúde da Família (PSF) que vão atender na campanha estão localizados em Catingueiro, Córrego de Ouro, Rua do Mato, Queima Lençol, Lago Oeste, Engenho Velho e Nova Colina, além do posto volante.

Ainda conforme as informações da secretaria, a eficácia da vacina chega a 95% por cento, mas é preciso completar a série do esquema básico, o que assegura 100 por cento de proteção aos vacinados. Só não devem ser levadas aos postos no sábado crianças com febre acima de 38 graus, com alergia grave a algum componente da vacina, com imunodepressão congênita ou adquirida. No Distrito Federal o último caso de paralisia infantil foi registrado há 23 anos e no restante do Brasil há 21 anos. Mesmo assim, considera-se que ainda há risco de importação do poliovírus de países endêmicos ou com baixa cobertura vacinal. Além de Kardec, participaram da divulgação da campanha a coordenadora Setor do Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maristela Reis, e Ana Maria Resende, do mesmo setor.



Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: