quarta-feira, 10 de março de 2010

Um projeto da feira que dá certo

Alimentos em bom estado que teriam o lixo como destino ajudam a servir a mesa de mais de 150 famílias, em Ceilândia. O programa Desperdício Zero, na Feira do Produtor, no P Norte, existe há oito anos e incentiva os 386 feirantes a doarem para a comunidade frutas, legumes e verduras próprios para consumo humano, mas sem condições de serem vendidos em mercados devido a pequenos estragos. Na tarde de ontem, o reconhecimento veio. O projeto ganhou o Prêmio Betinho — Atitude Cidadã(1), concedido pela Rede Nacional de Mobilização Social, de melhor projeto social do Distrito Federal. A coordenadora, Joana Guedes, recebeu um troféu em nome de todos os participantes da ação.

O programa foi escolhido em votação na internet com mais de 15 mil votos, distribuídos entre três concorrentes do DF indicados por um conselho da instituição. Somente uma pessoa por unidade da federação recebe a honraria. “Não sabemos quem nos indicou. Mas tudo que a gente faz é de coração, porque realmente gosta. Foi muito importante vermos que o trabalho está rendendo frutos”, comemorou Joana.

Todo mês, pelo menos 150 famílias do DF e DO Entorno recebem as doações na feira. Cada um leva para casa, a cada 15 dias, 20kg de vegetais. Antes, tudo isso ia parar no lixo. Agora, os voluntários da Associação de Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas de Ceilândia e Entorno (Afeprace) inspecionam e higienizam os alimentos e os entregam a quem não tem o que comer. “A gente via pessoas catando os restos da feira no lixo e percebemos que com um pouco de seleção seria possível oferecer as sobras com qualidade. Todos colaboram hoje em dia”, disse Joana.

Depois da seleção, as cestas compostas por hortifrutigranjeiros variados como pepino, repolho, cenoura, quiabo, pimenta, batata, goiaba e abacaxi são embalados em um saco de náilon. Os interessados preenchem um cadastro, em um box da Feira do Produtor. Após levarem documentos como identidade, CPF e comprovante de residência, os candidatos recebem uma visita da coordenadora para checar as informações sobre a moradia e condições financeiras. “Damos para quem realmente precisa. A prioridade é para famílias com muitos filhos, pessoas doentes e desempregadas”, explicou Joana. O projeto atende ainda instituições carentes, como creches e asilos, e mantém uma escolinha de futebol gratuita voltada para os filhos dos beneficiados.



Para ler na íntegra, visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: