terça-feira, 9 de março de 2010

Plantas, enquanto o novo campus não vem...

Alunos do câmpus de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) trocaram tintas, ovos, farinha e brincadeiras por uma recepção ecológica: às 9h de hoje, calouros e veteranos plantarão mudas ao redor das futuras instalações do câmpus, onde as obras permanecem inacabadas. Esse tipo de trote é realizado desde o 2º semestre de 2009 e, desta vez, haverá também uma caminhada como forma de chamar a atenção para os problemas decorrentes da falta de infraestrutura. As aulas da Unb tiveram início ontem.

No chamado trote socioecológico, o estudante recém-aprovado recebe uma muda para plantar e cuidar durante o período universitário. “Tivemos essa iniciativa para acabar com a ideia do trote violento, além de criar uma consciência ecológica nas pessoas”, diz Florentino Junio Leônidas, 18 anos, aluno de gestão em saúde.

Os participantes caminharão do Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia (unidade temporária) em direção às futuras instalações. “Por enquanto, a falta de infraestrutura não afetou a qualidade do ensino, mas ao longo do tempo, com certeza seremos prejudicados”, completa Florentino.

Segundo a diretora da faculdade de Ceilândia, Diana Lúcia Pinho, a preocupação maior é com o próximo semestre. “Temos infraestrutura para atender a demanda até o 4º semestre, onde estamos atualmente. A partir do 5º, nós vamos precisar de outros tipos de instalações”, afirma. A previsão é de que a obra seja inaugurada em 21 de abril, no aniversário de Brasília.

Funcionando há um ano e meio, a Faculdade UnB Ceilândia atende atualmente cerca de 960 alunos, divididos entre os cursos de terapia ocupacional, enfermagem, farmácia, fisioterapia e gestão em saúde. Os universitários se revezam entre 10 salas, cinco laboratórios (um de informática), biblioteca e um auditório no CEM 4 de Ceilândia (Centrão). As aulas acontecem também no teatro de arena e em duas salas de aula da Escola Técnica de Ceilândia, próximos ao CEM 4.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: