segunda-feira, 8 de março de 2010

Comemorações do Dia do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é comemorado em 15 de março. Em Brasília, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon/DF) antecipou as comemorações para o dia 13, em Ceilândia. Na Praça Central da cidade, outros 18 órgãos parceiros vão montar uma estrutura para a população, das 9 às 17 horas. Serão oferecidos diversos serviços aos consumidores e distribuídos folders, códigos de proteção e defesa do consumidor e outros informativos sobre os direitos e deveres dos consumidores.

De acordo com o diretor de atendimento do Procon e presidente da comissão do evento, Oswaldo Moraes, todos os anos a data é comemorada em uma cidade-satélite diferente. Segundo ele, Ceilândia foi escolhida este ano por ser uma das mais populosas do DF, com uma população de mais de 600 mil habitantes e por não ter ainda um posto do Procon. Ele adiantou que no dia 15 todos os órgãos estarão na rodoviária do Plano Piloto, das 10 horas às 17 horas.

Entre os órgãos que estarão presentes estão o Senac, que disponibilizará duas carretas e 70 funcionários, que comporão um salão de beleza com serviços como corte e pintura de cabelo.

Também estarão lá a Defensoria Pública, Caesb, Inmetro, BRB, Na Hora, Administração Regional de Ceilândia, Corpo de Bombeiro, polícias Militar e Civil, Agência Nacional de Saúde (ANS), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), CEB, Caesb, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Conselho Regional de Economia (Corecon), Câmara Legislativa do DF (CLDF), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e a Delegacia do Consumidor (Decon).

Todos esses órgãos e entidades estarão à disposição do consumidor para oferecer, gratuitamente, serviços, orientações e assessoria relativo às áreas de atuação de cada um. O evento será aberto à toda a população do DF. A expectativa de público para este ano é de 30 mil pessoas.

O diretor do Procon, Oswaldo Moraes, destaca que o evento tem por objetivo levar mais conhecimento para a população sobre a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor. “Lamentamos que mesmo o DF tendo uma população mais esclarecida muita gente ainda não conheça a lei. E os que a conhecem não confiam nela. Por isso, pretendemos com o evento mudar esse pensamento das pessoas. Elas precisam saber, por exemplo, que o Procon tem poder coercitivo e pode interditar e multar”, explicou.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: