sábado, 10 de outubro de 2009

Vencedor do Campeonato de Xadrez

Westerley Batista Campos, aluno do CED 07 de Ceilândia, com apenas 16 anos já conquistou 60 medalhas e 15 troféus. Sua última conquista foi o primeiro lugar no Campeonato Escolar Brasileiro de Xadrez Pensado (Tradicional) na categoria 3º ano do Ensino Médio, realizado de 2 a 4 de outubro em Araxá – MG.

Para o professor e enxadrista, Diones Balzani, a vitória de Wasterley é fruto da sua dedicação ao esporte:

“Este reconhecimento, agora em nível nacional, é a recompensa merecida pelo seu investimento pesado para melhorar sua força de jogo”.

Westerley diz que teve o primeiro contado com o tabuleiro em 2005, quando aceitou o convite de Balzani para participar do Centro de Iniciação Desportiva em Xadrez. Depois das primeiras aulas se encantou pelo esporte e desde então não parou de estudá-lo e somar vitórias.

Sua primeira participação em competições aconteceu já em 2005, com poucos meses de preparação logrou o terceiro lugar no 3º Festival de Xadrez promovido pela Loja Maçônica de Brasília.

O enxadrista explica que mesmo estudando jogadas de grandes mestres é comum, durante uma partida, o enxadrista se ver em situação inferior, mas o importante é nunca desistir, como geralmente ocorre nas competições.

“Neste momento temos que ter bastante paciência e não perder a calma. Só dessa forma é possível encontrar um lance forte que dá vantagem material e de posição, conhecido como “lance de mestre”, o suficiente para definir a partida”, explica.

Mas, para Wasterley, mais importante do que as vitórias em campeonatos são os benefícios que o xadrez proporciona. Segundo o campeão o xadrez treina várias habilidades, como concentração, raciocínio e memória. Relata ainda a importância do esporte para sua vida e o convívio social.

“A disciplina imposta pelo xadrez é rígida e trago isso para o meu dia-a-dia. Aprendemos a perder e a ganhar no tabuleiro e trabalhamos isso melhor na vida”, diz.



Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: