quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dois times / Dois estádios

O Campeonato Brasiliense da Série A de 2010 terá duas novidades em relação a estádios. Tudo porque o Estádio Abadião, na Ceilândia, abrigará dois clubes da cidade: Ceilandense, campeão da Série B deste ano, e o Ceilândia, dono de uma grande torcida.

A outra é o pequeno estádio do Cave, no Guará. Dois clubes garantem que mandarão seus jogos no local: Botafogo-DF, vice-campeão da Série B deste ano, e o Brasília, vice-campeão da primeira divisão deste ano.

Sobre estas coincidências, o vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Paulo Araújo (Paulinho da Federação), disse que não vê problema. “Desde que a Administração do Guará aceite abrigar os dois clubes no mesmo estádio, oferecendo todas as garantias para a realização dos jogos”, ressalvou.

Quanto ao estádio da Ceilândia, o dirigente da FBF não acredita que igualmente existam problemas. “O Abadião reúne todas as condições para sediar os jogos. Tanto lá quanto no Cave, o que pretendemos fazer, é desdobrar os mandos de campo, isto é, um clube jogará no sábado e outro no domingo, quando a tabela colocar os dois como mandante”, explicou.

Os outros estádios serão o Serejão, em Taguatinga, sede do Brasiliense; Bezerrão, casa do Gama; Metropolitana, do Dom Pedro/Bandeirante e o Serra do Lago, em Luziânia, onde o time local mandará seus jogos.

Está previsto para ocorrer no dia 17 de janeiro o campeonato do próximo ano com oito participantes, a exemplo do que ocorreu nesta temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou 23 datas, mas a federação local só vai precisar de 21 para realizar a competição.

A fórmula será a mesma deste ano, até por exigência do Estatuto do Torcedor, que prevê duas temporadas consecutivas com o mesmo regulamento. Os oito clubes disputarão jogos em turno e returno na primeira fase.

Para a fase seguinte passarão os quatro melhores que jogarão um quadrangular também em turno e returno, com dois jogos finais para se conhecer o campeão e o vice da próxima temporada.

A reunião do conselho arbitral para definir tabela e outros detalhes ainda não foi convocada pelo presidente da entidade, Fábio Simão. A entidade, segundo dizem, já tem um esboço da tabela, mas que só poderá divulgá-la depois dessa reunião.



Fonte: Blog do Oliveira

Nenhum comentário: