quarta-feira, 7 de outubro de 2009

É do DF

O Distrito Federal vai ganhar uma parcela da população de Goiás. São moradores com endereços nos municípios vizinhos, mas que na verdade, sem saber, construíram suas casas dentro da poligonal que abriga a capital do país. O número de domicílios goianos em território candango é tema de levantamento cartográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão responsável pelo censo habitacional do país detectou uma falha na divisa entre Goiás e o DF e colocou pessoal em campo para identificar com exatidão os limites das cidades do Entorno traçados há décadas.

No Censo de 2000 e nos anteriores, o IBGE ainda não tinha à disposição um instrumento que fizesse uma medição precisa e muitos domicílios situados no Distrito Federal, no limite Sul, foram computados para os municípios goianos. Entre as cidades mais afetadas estão Valparaíso e Novo Gama, que são grudadas em Santa Maria e Gama. Nessas localidades, geralmente uma única rua separa um morador do Distrito Federal de outro do estado vizinho. No próximo ano, quando o IBGE fará o grande censo demográfico, realizado a cada 10 anos, pela primeira vez usará um GPS — instrumento com capacidade para detectar as coordenadas terrestres.

A poligonal do Distrito Federal foi estabelecida na Lei nº 2.874/56. No texto, ficou definido o traçado da linha ao redor do territórios. A confusão ocorreu com a expansão urbana. Com a criação da cidade de Santa Maria, por exemplo, o limite ao Sul foi definido como o Paralelo 16º 03’S, coordenada de difícil identificação sem um GPS. Técnicos do IBGE já comunicaram a imprecisão de endereços à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e à Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), órgão responsável pelas políticas do Entorno. Apenas um estudo preciso vai identificar a extensão da incongruência.

Há uma estimativa inicial de que 3 mil a 5 mil domicílios estão abrigados ao longo da fronteira Sul e poderão ser afetados. Isso significa que até 20 mil pessoas deverão ser atingidas. “Vamos usar equipamentos para medir com precisão os limites. Hoje, sabemos apenas que houve avanços nos territórios Sul e Norte do Distrito Federal”, afirma Maria Aparecida Gomes, responsável no IBGE pelo estudo territorial das regiões do Entorno e do DF.

A reportagem do Correio esteve na fronteira entre Santa Maria e Gama, acompanhada do presidente da Codeplan, Rogério Rosso, para identificar parcialmente a falha. No Bairro Cruzeiro do Sul, várias casas e até um posto de saúde mantido pelo governo de Goiás têm endereço de Valparaíso, mas de acordo com as coordenadas territoriais são situados dentro dos limites do DF. É o caso, por exemplo, da moradia recém-adquirida pela auxiliar administrativa Taluana Savi, com financiamento da Caixa Econômica Federal pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A residência com dois quartos, que custou R$ 85 mil, foi registrada na Rua 8 do bairro, mas está situada no Paralelo 16º02’950, a 50 milésimos da fronteira com Goiás.


Para ler na íntegra visite o site da fonte.


Fonte: Correio Braziliense, Rede Globo e Rede Record

Nenhum comentário: