quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Movimento incômodo

O espaço reservado para ser um centro cultural em Ceilândia, na QNN 13, foi tomado por moradores de rua que vivem na obra inacabada de parte do complexo de diversão. O local teria um ginásio coberto, teatro, biblioteca e quadras de esporte. Mas a construção ficou pelo meio do caminho, há 10 anos, com a falência da firma que executava o serviço e o embargo da obra pela Justiça. Desde então, nenhum equipamento mais foi visto nas redondezas. Nem para demolir o esqueleto do ginásio, feito de abrigo para o uso de drogas por mendigos, nem para dar seguimento à edificação das partes que faltam. Apenas a Biblioteca Pública de Ceilândia está construída. Porém, o funcionamento das salas de leitura está ameaçado pela violência nas proximidades. A administração regional decidiu fechar as portas da biblioteca mais cedo, devido aos assaltos constantes na região.

Antes, o lugar ficava aberto das 7h30 às 22h. Atualmente, o expediente vai até as 19h. Quem precisa estudar ali reclama. “Estou me preparando para concurso público e acho um absurdo fechar as portas cedo assim. E quem trabalha o dia todo e estuda à noite?”, questiona o estudante Edson dos Santos, 35 anos, morador do Setor O. “Podiam colocar um posto policial na quadra. Aqui perto, tem escolas e estação de metrô”, sugere.

A biblioteca tem por volta de 68 mil exemplares. Um telecentro com 11 computadores ligados à internet está à disposição da comunidade. Diariamente, em média, 500 pessoas frequentam o local. Há ainda uma sala de leitura especial para crianças, com variedade de temas infantis. A administração investiu R$ 1,8 mil na compra de livros, de janeiro a julho deste ano. Mesmo assim, os usuários não podem usufruir da boa estrutura até mais tarde. O funcionário público Paulo Jânio Freitas, 31 anos, trabalha o dia todo. Ao fim do expediente, ele corre para a biblioteca. “Me sinto prejudicado ao saber que não posso contar com o sossego desse lugar caso eu chegue um pouco mais tarde”, reclama Paulo.

O administrador de Ceilândia, Leonardo Moraes, diz ter negociado com a Polícia Militar um reforço no policiamento, mas sem sucesso. “Infelizmente, a polícia não tem efetivo para atender a essa área com mais atenção”, explicou. Embora os usuários se sintam prejudicados pelo fechamento da biblioteca, eles reconhecem a existência do perigo e temem a presença de usuários de crack instalados na arena de esportes ao lado do prédio. Pelo menos oito pessoas vivem entre as paredes inacabadas. O consumo de drogas é intenso. Há colchões, roupas, artigos de higiene pessoal, baldes e cachorros espalhados por ali. No local, deveria estar um ginásio coberto, com material e estrutura para a prática de esportes. Mas tudo indica que a invasão já está constituída: uma mulher que se identificou apenas como “a dona da casa” disse viver ali há sete anos.

Uma placa enferrujada instalada logo na entrada do que seria o centro cultural indica que a obra é uma parceria entre o GDF e a Caixa Econômica Federal. Mas as construções tiveram de ser interrompidas devido a problemas com a firma vencedora da licitação. Com isso, teve início um processo na Justiça que gerou um embargo judicial, proibindo a continuidade do projeto. O administrador Leonardo Moraes alegou ter conseguido permissão em abril para retomar as atividades interrompidas e, finalmente, entregar o espaço à comunidade. Mas os moradores de Ceilândia ainda terão de esperar por tempo indeterminado. “Não dava mais para incluir a obra no orçamento de 2009. Em 2010, vou tentar junto à Secretaria de Planejamento conseguir a verba”, prometeu Moraes.



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: