domingo, 4 de outubro de 2009

Problemas na eleição de conselheiros tutelares

A Secretaria de Justiça do Distrito Federal encerrou no fim da tarde deste domingo, às 17h16, as votações para escolha dos 165 novos conselheiros tutelares com cômputo de 23.676 votos eletrônicos. O número de votos manuais, usados após uma falha nas urnas eletrônicas, não foi divulgado porque a secretaria ainda não tem os dados.

A apuração deve varar a madrugada e a divulgação do resultado da eleição está prevista para a manhã desta segunda-feira. A contegem dos votos escritos será no ginásio de esportos do quartel da Polícia Militar, no Setor Policial Sul. De acordo com Maurício Albermaz, coordenador de apoio técnico aos conselhos tutelares da Sejus, o órgão ainda não sabe o que causou o problema nas urnas automáticas. "Não se sabe ainda o que provocou a falha no sistema. A prioridade agora é votação", disse.

Albermaz comentou ainda os problemas relatados pelos eleitores. Marcada para começar às 9h, a votação para conselheiro tutelar começou só às 10h. Após o sistema eletrônico cair, as células demoraram muito tempo para chegar às zonas eleitorais. Leitores do Correio entraram em contato com a redação para relatar a existência de longas filas, muita demora e desrespeito aos preferenciais (idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo). A reportagem esteve em algumas zonas e constatou que as denúncias eram fundamentadas."Houve alguns problemas, mas conseguimos resolver todos de maneira rápida", declarou Maurício Albermaz, sem entrar em detalhes sobre as diferentes reclamações.

Atrasos e falhas no sistema também foram registrados em Ceilândia Sul, na Fercal, Brazlândia e Paranoá. Nesta última zona eleitoral, a reportagem presenciou vários transtornos. Em pelo menos dois locais de votação a Polícia Militar teve que ser chamada para controlar a bagunça.



Fonte: Correio Braziliense

Um comentário:

IBMH EM AÇÃO GOSPEL (EDSON RABELO) disse...

Fui ao centro de ensino n. 6 do Setor P sul duas vezes para votar e não consegui. A primeira tentativa pela manhã, houve problemas com as urnas eletrônicas, fui então após as 14h30 e sem êxito. Faltou energia elétrica e um temporal de chuva que expulsou muitos eleitores. Infelismente havia somente uma urna para muitos eleitores, sem contar com os PREFERENCIAIS. Os mesários atendiam 2 preferenciais e um da fila quilométrica. Final da constas, NÃO VOTEI...
Tive que ir embora pois eu tinha que trabalhar. Foi simplesmente uma BAGUNÇA. Edson Rabelo de Almeida - Ceilandia - DF - 9301-4196